Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Feira pretende impulsionar a piscicultura mineira

Divulgação/Emater-MG

Piscicultores mineiros participam nesta sexta-feira (29) e sábado (30), no município de Felixlândia, no Território Central, da primeira Feira de Pesca e Piscicultura de Minas Gerais. A feira tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A Emater-MG é uma das organizadoras da feira que reunirá estandes de diversos setores da cadeia produtiva. Paralelamente, serão realizadas palestras sobre novas tecnologias para a piscicultura, regularização e licenciamento da atividade.

Também estarão em debate os sistemas de produção e as boas práticas de manejo, estratégias de comercialização, crédito, associativismo e cooperativismo, assim como a importância econômica, ambiental, social, cultural e nutricional da cadeia produtiva do pescado.

Outras atrações serão as oficinas gastronômicas com a presença de um chefe de cozinha que vai ensinar receitas com pescado. A entrada na feira e a participação na programação serão gratuitas.

Os organizadores esperam cerca de mil pessoas nos dois dias do evento, incluindo produtores, piscicultores, pescadores artesanais, empresários, consumidores, pesquisadores e acadêmicos de todas as regiões de Minas Gerais e do país.

Troca de experiência e oportunidade de negócios
Segundo o gerente regional da Emater-MG, Eduardo Fargnoli, a feira será um local para trocar experiências e tecnologias sobre a produção de peixes no estado, levar informações sobre o exercício da atividade, organizar e dar visibilidade ao setor.

Outro objetivo do evento é criar oportunidade negócios, já que Minas Gerais é um dos maiores produtores de tilápia do país. “O estado está entre os cinco maiores produtores de tilápia do Brasil, com a produção de mais de 40 mil toneladas por ano, o que representa 94% da aquicultura mineira” afirma Fargnoli.

A região do reservatório de Três Marias é um dos principais polos produtores de Minas Gerais, com destaque para os municípios do entorno da represa: Três Marias, São Gonçalo do Abaeté, Morada Nova de Minas, Pompéu, Paineiras, Biquinhas e Felixlândia.

Levantamento recente da Emater-MG mostra que, em 2017, a produção de peixe nos oito municípios ultrapassou 19 mil toneladas. Só Morada Nova de Minas atingiu 12 mil toneladas no mesmo ano. De acordo com Fargnoli, os números representam 10 mil toneladas a mais que a quantidade publicada pelo IBGE em 2016.

A região de Três Marias possui em torno de 100 piscicultores, entre familiares e não familiares. A atividade local impulsiona a economia do estado e emprega centenas de famílias. Estima-se que a cadeia produtiva da região movimente cerca de R$ 200 milhões por ano.

Serviço:
I Feira de Pesca e Piscicultura de Minas Gerais
Data: 29 e 30 de junho de 2018 (sexta-feira e sábado)
Horário: 8h às 18h
Local: Avenida Tancredo Neves, 801- Clube Recreativo Vale do Sol – Felixlândia (MG)
Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm