Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Esgoto vaza de laticínio e risco de atingir captação faz aumentar o monitoramento no Paciência

vazamento_esgoto_itb1
Na segunda (29) a redação do Portal GRNEWS recebeu manifestações de pessoas preocupadas com o rompimento da rede de esgoto de uma indústria de laticínios instalada no distrito industrial localizado ás margens da BR-262, nas proximidades do Instituto Coronel Benjamim Ferreira Guimarães, o Patronato.

Para eles estava de volta o “fantasma” que tirou o sossego das famílias pará-minenses no dia 05 de dezembro de 2013. Naquele dia a população de Pará de Minas teve uma desagradável surpresa ao abrir as torneiras e constatar que a água estava com mau cheiro e excesso de cloro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

Antes da confirmação da causa do fato, muitas pessoas espalharam falsas notícias, como acidente com caminhão no manancial da Copasa, concessionária que operava no município na ocasião, animais mortos no reservatório, dentre outros. Porém o que mais causou alarde da população foi que havia um homem morto no sistema de captação.
vazamento_esgoto_itb2

A contaminação da água aconteceu na madrugada de uma quinta-feira, 05 de dezembro de 2013, e na manhã do mesmo dia a equipe da empresa responsável pelo serviço no município anunciou que poderia ser vazamentos de esgoto ou material orgânico de pocilgas próximas ao sistema de captação.

Mais tarde, outra nota foi emitida pela Copasa confirmando a verdadeira causa do problema. Os técnicos constataram que se tratava do rompimento de uma das tubulações da Estação de Tratamento de Esgoto da empresa Itambé em Pará de Minas. A Copasa também pediu que a população tomasse alguns cuidados, pois eles já estavam trabalhando para resolver o problema e informou que a água não apresentava nenhum risco à saúde.

Durante o dia, preocupados com a qualidade da água, muitos cidadãos esgotaram todo o estoque de água mineral de Pará de Minas. Algumas pessoas compraram até galões vazios para buscar água em propriedades rurais. Outros consumidores jogaram toda a água de seus reservatórios fora, para que fossem lavados depois de receber a água exala um odoro horrível de esgoto, que caiu na estação de captação da empresa no açude do Roncadouro, localizado no ribeirão Paciência, na divisa dos bairros São Luiz e Dom Bosco.
vazamento_esgoto_itb4

Nesta segunda (29) ocorreu mais uma incidente na rede de esgoto da empresa. O material orgânico vazou abundantemente rumo a calha do ribeirão Paciência, em um trecho acima da captação da concessionária Águas de Pará de Minas.

No início da noite desta segunda (29), o gerente de Operações da Águas de Pará de Minas, Paulo César Moreno, falou a reportagem do Portal GRNEWS sobre o vazamento de esgoto, justamente na unidade de captação de água localizada no açude do Roncadouro.

Ele afirma que a Águas de Pará de Minas foi informada nesta segunda (29) sobre o vazamento de esgoto procedente da indústria de laticínios. Imediatamente, uma equipe foi deslocada para o local para ajudar na resolução do problema e monitorar o escoamento do esgoto para que o material orgânico não atingisse o ribeirão Paciência, fonte de captação da concessionária.

Felizmente o trabalho deu certo até o início da noite e o esgoto não atingiu o manancial do Paciência. Paulo César Moreno também falou que não sabia do vazamento anterior do esgoto que atingiu o ponto de captação e dali a água foi parar nos reservatórios dos consumidores pará-minenses:
pcm_vaz

Paulo César Moreno
pcmrvzmt1

Paulo César Moreno disse que a Águas de Pará de Minas continuará o trabalho de monitoramento no ribeirão Paciência, a fim de evitar que o esgoto atinja o manancial. Mais que isso, para garantir a qualidade da água que chega até os consumidores Pará de Minas.

A reportagem do Portal GRNEWS também entrou em contato com a empresa onde ocorreu o vazamento de esgoto, mas foi informada que a pessoa responsável pela Estação de Tratamento de Esgoto da indústria de laticínios não estava naquele momento e somente ela poderia se manifestar sobre o assunto. O espaço continua aberto, caso a empresa queira se manifestar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm