Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Observatório do Clima propõe metas para limitar emissão de gás carbônico

mudancaclima
Documento divulgado pelo Observatório do Clima mostra que o Brasil tem capacidade para chegar em 2030 limitando suas emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa (GGE) a 1 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente. Chamado de INDC – sigla em inglês para Contribuições Nacionalmente Determinadas Pretendidas – da sociedade civil, o documento consiste em metas que os países deverão apresentar no novo acordo que será assinado na 21ª Conferência para o Clima das Nações Unidas (COP21), na França, em dezembro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O governo brasileiro ainda não fechou as bases da INDC que levará para a reunião da França. O pacto internacional a ser fechado na COP21 pretende que o aumento da temperatura global não ultrapasse 2º Celsius, valor considerado limite entre cientistas e governos mundiais para evitar mudanças catastróficas.

No Brasil o número indicado para as emissões de GGE, em 2030, equivale a uma redução de 35% do valor estimado em 2010. O Brasil é um dos dez maiores emissores de gás carbônico do planeta.

O Observatório do Clima, em uma das metas apresentadas, propõe que o Brasil assuma o compromisso de definir um conjunto de políticas, medidas e ações de adaptações às mudanças climáticas. O objetivo é diminuir a vulnerabilidade da população, do meio ambiente e da economia aos efeitos das alterações climáticas, incluindo a definição de um Plano Nacional de Adaptação às Mudanças do Clima. O documento reivindica o estabelecimento de metas e ações para a redução dos impactos sobre as populações e ecossistemas mais vulneráveis.

Também foram apresentadas sugestão para implementar as ações propostas, como zerar a perda da cobertura vegetal nativa; zerar a perda de cobertura florestal; recuperar as áreas degradadas em áreas de preservação permanente de reserva legal; reverter a queda e ampliar a participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira e ampliar a eficiência energética, por exemplo. O Observatório do Clima destaca ainda a necessidade de massificar práticas agrícolas de baixo carbono e universalizar os sistemas de coleta e tratamento de resíduos sólidos.

Especialistas que elaboraram o documento ressaltam que, na prática, o não cumprimento da meta pode resultar em graves problemas para a humanidade, já que pode acarretar no aumento da temperatura maior do que o estimado pelos cientistas. O Observatório do Clima, o documento já foi entregue ao governo federal. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm