Prazo para público-alvo de Pará de Minas se vacinar contra a gripe termina nesta quarta


O prazo para a aplicação da vacina contra a gripe em pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, povos indígenas e gestantes termina nesta quarta-feira, 30 de maio, nas unidades de saúde de Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Oficialmente o Ministério da Saúde determinou que a vacinação se encerrasse na sexta-feira, 1º de junho, data que será ponto facultativo na Prefeitura de Pará de Minas.

Também estão incluídas como parte do público-alvo as puérperas até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – além de funcionários do sistema prisional.

A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade e em cerca de 50% as doenças relacionadas à gripe.

A prevenção da transmissão da gripe também inclui a lavagem correta e frequente das mãos. As vacinas utilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) contra os vírus são seguras e eficazes.

Os laboratórios utilizam vírus inativados, fracionados e purificados. Vale ressaltar que quem tomar a vacina não ficará gripado. Em alguns casos raros ocorre um leve mal estar que é passageiro e não interfere no cotidiano.

A dose distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três principais tipos do vírus da gripe que mais circulam no país. São eles: o Influenza A H1N1 e H3N2 e o Influenza B.

Érica Regina da Silva, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, explica que nesta quarta-feira (30), será o último dia em que as doses estarão disponíveis para o público-alvo.

A partir de segunda-feira, 4 de junho, o restante das vacinas será disponibilizado para a população em geral. Os interessados deverão chegar cedo a Policlínica ou aos postos de saúde que ainda tiverem a dose:


Érica Regina da Silva
vacinacacontraagripeericaregina1

A meta do Ministério da Saúde para o município é de uma vacinação de 90% do público-alvo. De acordo com levantamento feito até o momento, o índice do público-alvo imunizado atingiu 87%. A vacina poderá ser tomada nesta quarta-feira (30), das 7h30 às 15h30:

Érica Regina da Silva
vacinacacontraagripeericaregina2

No município de Pará de Minas a previsão é vacinar 20 mil pessoas este ano. A vacina é contraindicada para pessoas com reação anafilática prévia em doses anteriores ou para quem tem alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!