Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Mostra e concurso de peixes ornamentais são novidade na 56ª Exposição Estadual Agropecuária

peixes_ornamentais
Uma das novidades da 56ª. Exposição Estadual Agropecuária será a participação do setor de aquicultura, apresentado pela 1ª Exposição Estadual e Concurso Nacional de Peixes Ornamentais e pela mostra de equipamentos para o setor.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A 1ª Exposição Estadual contará com diversos aquários onde o público poderá conferir e apreciar a beleza dos peixes ornamentais mais produzidos em Minas Gerais e representados pelas espécies betta, guppy, colisa, molinésia, acará bandeira, acará disco, kinguius e ciclídios.

Participarão produtores da Zona da Mata mineira, região que produz cerca de 20 milhões de unidades de peixes ornamentais/ano, volume equivalente a 70% do total comercializado anualmente no Brasil.

“O objetivo é promover a cadeia de valor da aquicultura e apresentar à sociedade mineira o potencial desse setor em Minas. É uma forma também de se fomentar negócios numa área que é predominantemente formada por agricultores familiares”, explica Ana Carolina Castro Euler, diretora de Aquacultura da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

O setor de peixes ornamentais constitui o segundo maior dentro do segmento pet. “É uma cadeia de valor muito importante do ponto de vista econômico também, pois inclui desde a alimentação dos peixes até o mobiliário com os aquários e sua decoração”, explica Lucas Rocha Carneiro, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seapa.

Os produtores participantes da mostra integram a Associação dos Aquicultores de Patrocínio do Muriaé e Barão do Monte Alto (Aaquipam-BMA), Associação dos Aquicultores do Vale do Glória e Confederação dos Criadores de Guppy (CCG).

Concurso
O Concurso Nacional de Peixes ornamentais terá representantes de Minas Gerais e de outros cinco estados – Rio Grande do Norte, Paraná, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. O certame vai avaliar os animais a partir de critérios mundiais adotados para caracterizar as diferentes espécies, tais como perfeição de corpo e nadadeiras, coloração e comportamento. Serão premiados 55 animais.

O público também vai poder escolher, pelo voto popular, o aquário mais bonito da exposição.

Equipamentos
Haverá também uma mostra dos segmentos da aquacultura de corte, com as principais espécies de peixes para consumo produzidas em Minas Gerais, como tilápia, tambacu, surubim e carpas, entre outros.

A mostra incluirá um ranário vertical (com rãs acomodadas em gavetas) e sistemas de produção e equipamentos para o setor como estufas, comedores e tanques para o cultivo em aquaponia, que é a criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças, modelo de produção que pode economizar em até 90% o consumo de água em relação à agricultura convencional.

A mostra será resultado de parceria com empresas do setor na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A participação da aquicultura será de 1º a 5 de junho.

Outros eventos do agronegócio
A 56ª Exposição Estadual Agropecuária é uma realização da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e sua vinculada Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), juntamente com o sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

A Exposição Estadual – de 31 de maio a 5 de junho – terá também leilões e julgamentos de bovinos e equídeos, exposição de flores e folhagens, minifazenda, palestras e cursos gratuitos com temas do agronegócio e a 1ª Feira Pró-Genética e Pró-Fêmeas. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm