Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

ONU faz apelo à comunidade internacional para ajudar crianças do Nepal

terremotonepal2
A Organização das Nações Unidas (ONU) fez hoje (29) um apelo à comunidade internacional para arrecadação de 44,8 milhões de euros para auxílio humanitário ao Nepal. A organização elevou para 1,7 milhão o número de crianças que necessitam de ajuda urgente, após o terremoto de sábado passado.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De acordo com os levantamentos mais recentes, o terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter matou 5 mil pessoas e feriu mais de 10 mil. Vários edifícios históricos foram destruídos e a infraestrutura básica do Nepal foi atingida, diz comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Citado na nota, o representante do Unicef no Nepal, Tomoo Hozumi, disse que 80% das unidades sanitárias em cinco distritos mais afetados foram amplamente danificadas e que 274 das 323 escolas avaliadas em 16 distritos foram parcial ou totalmente danificadas.

Tomoo Hozumi disse que é necessário encontrar espaços de aprendizagem temporários para permitir que as crianças nepalesas estabeleçam uma rotina escolar, após o terremoto que “provocou desespero” em milhares de meninos e meninas.

“A vida de muitas crianças ficou profundamente dilacerada e elas estão desesperadas em busca de apoio para ter acesso à água potável, abrigo e saneamento”, disse Tomoo Hozumi.

O responsável pela agência da ONU alertou para o risco de propagação de doenças relacionadas com a falta de água potável no Nepal, onde se estima que apenas uma em cada cinco pessoas tem acesso à água. “Muitas famílias estão lutando simplesmente para se proteger do sol e da chuva”, disse Hozumi, admitindo que, nos próximos dias, a contagem de dados mais recentes poderá permitir uma apuração “da plena dimensão da catástrofe”.

De acordo com o último balanço do Ministério do Interior nepalês, o sismo, de magnitude 7,8 na escala Richter, causou 5.057 mortos e deixou 10.915 feridos e mais de 450 mil deslocados internos. O terremoto de sábado (25) foi o de maior magnitude registado no Nepal nas últimas oito décadas. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm