Educação reúne profissionais em Pará de Minas para discutir sistema de gestão, censo escolar e diário eletrônico


Nesta quarta-feira, 29 de março, foi promovido um encontro com todos os diretores das escolas estaduais que compõem a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Representantes de mais oito superintendências regionais de ensino também participaram do encontro realizado na Câmara Municipal. Os profissionais assistiram a uma palestra ministrada pela subsecretária de Informações Tecnológicas e Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, (SEE) Mara Cristina Santos.

Ela explicou como será a implantação do novo sistema informatizado e integrado da rede estadual de ensino. O objetivo é acelerar a criação de um banco de dados que será fomentado pelos professores e diretores das escolas estaduais.

Com base nesses dados será possível colher informações importantes para que o governo estadual possa adotar políticas públicas que melhorem a qualidade do ensino público. A expectativa é de que haja um grande avanço.

Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão, superintendente Regional de Ensino de Pará de Minas, ressalta a importância de todos os estabelecimentos contarem com um sistema de dados para que o trabalho possa fluir com mais precisão:


Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão
censoeducacaosilvaniadefatimagonzagabelmontgalvao1

Outra iniciativa é a realização de um Censo Escolar em Minas Gerais para que a Secretaria de Estado de Educação tenha informações atualizadas sobre toda a rede. Essa ferramenta poderá auxiliar bastante o poder público:

Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão
censoeducacaosilvaniadefatimagonzagabelmontgalvao2

A grande novidade será a implantação do diário eletrônico, que possibilitará o registro de presença dos alunos e o envio para o sistema. Até mesmo os pais poderão acessar os dados e verificar se o filho esteve presente na escola:

Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão
censoeducacaosilvaniadefatimagonzagabelmontgalvao3

Renato Lemos, diretor da Escola Estadual Zico Barbosa, do município de Onça de Pitangui, afirma que todos os encontros geram grande aprendizado. Ele acredita que o diário eletrônico será um grande avanço:


Renato Lemos
censoeducacaorenatolemos

No diário eletrônico o professor anotará diariamente as informações de cada aluno, que serão enviadas automaticamente ao sistema, via internet. Para isso o educador poderá usar até mesmo o celular ou o tablet.

A nova ferramenta permitirá saber o número preciso de trabalhadores e alunos em uma escola. Em um período de longo prazo será possível gerir dados de projeção do número de matrículas em cada município.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!