Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Filme permite visita à Amazônia com guia indígena em realidade virtual

Valter Campanato/Agência Brasil

O público que passar a partir desta semana pelo Centro de Visitantes Paineiras, dentro do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, poderá assistir gratuitamente ao filme de realidade virtual Amazônia Adentro. A obra usa a tecnologia para desvendar a Floresta Amazônica, um dos biomas mais importantes do planeta.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O filme foi produzido pela organização não governamental Conservação Internacional (CI). Segundo o vice-presidente da ONG, Rodrigo Medeiros, a entidade tem procurado inovar em formas de aproximar as pessoas da natureza, de forma a mostrar sua importância para o bem-estar de todos.

“A tecnologia de realidade virtual pode, de alguma forma, criar uma proximidade, uma experiência de floresta”, diz Medeiros. O filme conduz os visitantes pela selva amazônica tendo como guia virtual o indígena Kamanja Panashekung, da tribo Trio do Suriname, que conta um pouco da relação dos índios com a floresta, seus problemas e suas preocupações com a preservação do bioma.

Com 11 minutos de duração, o filme tem a narração em português do ator Marcos Palmeira, mas há também versões em inglês e em espanhol. A visita interativa estará disponível ao público às quintas e sextas-feiras e aos sábados, dias de maior fluxo de visitação no Parque Nacional da Tijuca, das 9h às 15h. Durante o carnaval, que se estenderá do dia 9 à Quarta-Feira de Cinzas (14), a exibição não sofrerá interrupção. O filme de realidade virtual será exibido até 29 de março.

Escala
Rodrigo Medeiros explicou que a tecnologia de realidade virtual é uma inovação mesmo para a ONG internacional. Esse é o segundo filme do tipo produzido pela CI. O primeiro tratou de recifes de corais da Indonésia e, segundo o vice-presidente da ONG, fez sucesso. Um terceiro filme, sobre a savana africana, está em produção.

Rodrigo Medeiros disse que a CI está em conversas com vários parceiros para dar seguimento à série. “Sem dúvida nenhuma, queremos fazer esse tipo de produção para outros biomas. Quem sabe, fazer na Mata Atlântica, no Pantanal, no Cerrado, na Caatinga e com isso, de novo, criar uma experiência e uma oportunidade para que as pessoas possam vivenciar o que é estar nessa maravilhosa diversidade de biomas que existem no Brasil”, declara.

Com pouco menos de um ano desde o lançamento, o filme Amazônia Adentro teve mais de 5 mil visualizações. O vice-presidente da CI Brasil acredita que a proximidade criada pela realidade virtual é uma excelente ferramenta de conservação do meio ambiente.

Organização ambiental brasileira criada em 1990, a Conservação Internacional integra uma rede presente em mais de 30 países, com foco na conservação da natureza para a promoção do bem-estar social. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm