Secretaria Municipal de Saúde contrata médica para cobrir faltas de colegas nos postos de saúde


O governo federal vem mantendo em todo o país o Programa Mais Médicos (PMM) com o apoio de estados e municípios. O objetivo é melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O programa facilita a contratação de profissionais da Medicina para atuar em regiões onde existe uma grande demanda ou escassez, o projeto tem investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além, disso são aplicados recursos em novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação dos profissionais. O programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão.

O Mais Médicos faz parte de um conjunto de ações para o fortalecimento da atenção básica, a porta de entrada preferencial do SUS e que está presente em todos os municípios e próxima das comunidades.

Em Pará de Minas a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando no fortalecimento na rede de atendimentos das UBS’s. Todas as 23 unidades contam com profissionais médicos.

De acordo com Paulo Duarte, responsável pela pasta, uma médica foi contratada para repor as faltas nos postos de saúde. Parte dos profissionais vem de Cuba e outra é composta por brasileiros:


Paulo Duarte
maismedicospaulo1

Ele informa que também foi contratado um médico para ajudar no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM), na Cidade Ozanam e UBS:

Paulo Duarte
maismedicospaulo2

Ele diz que a população precisa entender que os casos de menor gravidade devem ser encaminhados aos postos de saúde para serem atendidos. Muitas pessoas procuram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e acabam sobrecarregando o atendimento dos casos de urgência e emergência:

Paulo Duarte
maismedicospaulo3

Tanto na UPA como na UBS o paciente passa por uma triagem de atendimento baseada no protocolo de Manchester. A gravidade do problema é constatada e o paciente recebe uma fita com uma cor específica.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!