Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Jerusalém: confrontos na Esplanada das Mesquitas deixam 96 pessoas feridas

Fayiz Abu Rmeleh/EPA/direitos reservados

Pelo menos 96 pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira (28) em novos confrontos na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Otriental, entre palestinos e forças de segurança israelenses, quando milhares de muçulmanos chegavam para rezar após a suspensão das medidas especiais de segurança estabelecidas por Israel.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A Cruz Vermelha informou que dezenas pessoas foram atendidas perto do Portão dos Leões – um dos acesso à Esplanada –, e outras dentro do próprio complexo, onde estão posicionados agentes das forças de segurança israelenses.

Do total de feridos, quatro foram levados a um hospital, segundo o serviço de emergências.

A polícia israelense informou que as pessoas concentradas nas imediações e dentro do recinto religioso começaram a lançar pedras contra os agentes, ferindo um deles, bem como no Muro das Lamentações, principal lugar de culto judeu, que se encontra aos pés da Esplanada.

“A polícia esvaziou a área para evitar feridos”, acrescentou o porta-voz da Polícia, Micky Rosenfeld, que assegurou que a “situação ficou sob controle”.

Os manifestantes içaram bandeiras palestinas no alto da mesquita de Al Aqsa, dentro da Esplanada – o que não é permitido –, e elas foram retiradas pela polícia, segundo a policial Luba Samri.

Depois que centenas de fiéis atenderam a um apelo das autoridades islâmicas para rezar no recinto, após 11 dias sem fazê-lo em protesto pela instalação das medidas especiais de segurança, dezenas exigiram a abertura de todas as entradas da Esplanada e ameaçaram não entrar quando viram fechado o acesso um dos acessos – o de Huta.

Neste acesso, muito próximo ao Portão dos Leões, estavam os polícias israelenses assassinados no ataque ocorrido no último dia 14 por três árabe-israelenses, o que motivou a instalação de medidas de segurança reforçada por parte de Israel, como detectores de metais.

A polícia informou que preparou reforços na área e nos acessos para manter a segurança e a ordem.

“A polícia responderá com rigor a qualquer tentativa de incomodar civis e agentes”, advertiu a porta-voz. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm