Oftalmologista alerta: é preciso tomar certos cuidados ao comprar óculos de sol

sol_clima
O Brasil é um país tropical com longos períodos de sol forte e por isso a população procura se proteger o máximo possível dos efeitos dos raios. Um dos acessórios muito usados são os óculos de sol.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Eles devem fazer mais do que apenas proteger os olhos contra a luminosidade. Outra função é a proteção contra a radiação prejudicial que pode danificar a córnea, o cristalino e a retina.

A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares, que gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão. Por isso é importante ressaltar que custo não é indicador de qualidade.

A maioria dos óculos falsificados custam pouco no mercado por não possuírem tecnologia capaz de filtrar os raios ultravioletas (UV). Aqueles vendidos como simples acessórios de moda podem proporcionar pouca ou nenhuma proteção UV, mesmo sendo um pouco mais caros.

Alguns produtos também não contam com lentes apropriadas. A maioria vêm com lentes com polarização insuficientes, que minimizam o brilho, mas não contam com propriedades Anti-UV.

Segundo o oftalmologista Leonardo Torquetti, os raios ultravioletas podem levar as pessoas a ter catarata ou degeneração macular. Ele recomenda que os óculos adquiridos devem ter um certificado de filtro de UV:

Leonardo Torquetti
leonrd_ocls1

leonrdtr_ceo
Sobre os óculos comercializados em lojas populares ou nos camelôs, o especialista afirma que é preciso verificar a procedência do produto e exigir o certificado de proteção contra os raios UV:

Leonardo Torquetti
leonrd_ocls2

Na hora de escolher os óculos de sol, quatro características são muito importantes: um rótulo ou etiqueta que indique 100% de proteção UV; lentes grandes o suficiente para proteger os olhos e as pálpebras; uma cor neutra que não altere as cores verdadeiras e um modelo que proteja contra a luz que vem dos lados.

Dr. Leonardo Torquetti atende no Centro Especializado em Oftalmologia (CEO), localizado na rua Capitão Teixeira, 415, bairro Nossa Senhora das Graças, em Pará de Minas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (37)3237-4600 ou AQUI.

ceo_banner_tratamentos

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!