Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

PROCON orienta como o consumidor deve agir para ser ressarcido em casos de acidentes de consumo


Nas relações de consumo entre fornecedores, comerciantes e consumidores é sempre importante conhecer as normas que constam no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A lei estabelece diretrizes importantes, principalmente na resolução de conflitos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A legislação prevê duas situações em que o cliente poderá reclamar. A mais comum é chamada de vício. Isso ocorre quando o consumidor adquire um produto e ao utilizá-lo em casa ou no trabalho o equipamento não funciona.

O chamado defeito de fabricação pode ser reclamado no estabelecimento comercial que vendeu o produto. Vale ressaltar que o comprador não pode causar danos por uso inadequado e tentar trocar a mercadoria.

Outra situação que pode acontecer envolvendo o produto é o chamado acidente de consumo. De acordo com Bruno Soares de Souza, coordenador Geral do PROCON de Pará de Minas, explica que nesses casos o prazo é de cinco anos para reclamar e uma ação de reparação de danos pode ser impetrada na Justiça:


Bruno Soares de Souza
acidenteconsumobrunosoares1

Ele explica que nos casos de vícios os consumidores poderão acionar o fabricante, o produtor, o importador e o comerciante, pois a responsabilidade é solidária. Já em relação aos acidentes de consumo, exige regras específicas:

Bruno Soares de Souza
acidenteconsumobrunosoares2

Os consumidores sempre devem exigir a nota ou o cupom fiscal para que todos seus direitos legais sejam garantidos. Também é uma forma de não apoiar o comércio irregular e combater a sonegação fiscal.

O consumidor que se sentir lesado deve procurar o PROCON, localizado na rua Alferes Esteves, 92, Centro, em Pará de Minas. O horário de funcionamento do órgão é das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (37) 3231-9292.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm