Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Programa Saúde na Escola tem prazo de adesão estabelecido em nível nacional

siteeducacaointegral.org.br

Entre os dias 2 de maio e 14 de junho de 2017, por meio do e-gestor – plataforma de informação e gestão da Atenção Básica do Ministério da Saúde -, ocorre a adesão ao Programa Saúde na Escola. Criado pelo Governo Federal em 2007, a estratégia tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida dos estudantes da rede pública de ensino, a fim de promover o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes do país.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“O programa fornece aos educandos e a comunidade escolar, de forma geral, o estímulo da promoção da saúde, além de proporcionar a melhoria na qualidade da educação e da saúde, à luz dos compromissos pactuados”, afirma a diretora de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Daniela Souzalima.

O programa estabelece diretrizes para a realização de doze ações que serão realizadas pelos gestores num período de dois anos. São elas: ações de combate ao Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva; direito sexual e reprodutivo e prevenção de ISTs e promoção da saúde ocular.

O registro das ações realizadas será feito no Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB), plataforma alimentada pelas equipes de saúde da Atenção Básica. Dessa forma, o Ministério da Saúde fará o acompanhamento de cada município.

“O Programa de Saúde na Escola colabora para a construção de sistemas de atenção social, com foco na promoção da cidadania e nos direitos humanos, além de fazer a articulação das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) com as ações das redes de educação básica pública e da promoção da cultura da paz, fortalecendo, desse modo, os direitos sociais da população”, analisa Daniela SouzaLima.

Clique AQUI para acessar a página por meio da qual se pode aderir ao programa. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm