Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Exposição Estadual Agropecuária de Minas traz o projeto “Via Láctea Miniusina”

Divulgação/Epamig

Produtores que trabalham com leite e interessados em conhecer o processo de beneficiamento do produto não podem perder o Projeto itinerante “Via Láctea Miniusina”, que estará presente na 57ª Exposição Estadual Agropecuária.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Coordenado pela Epamig, a Via Láctea vai apresentar o modelo de miniusina em funcionamento, os processos de produção de leite e derivados, além de apresentar as inovações tecnológicas ao setor lácteo. A exposição será realizada entre os dias 1 e 4 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte.

A Via Láctea permite o acompanhamento de todo o processo de beneficiamento do leite. Durante os dias de exposição será demonstrada desde a chegada do leite, passando pelos processos de pasteurização, fabricação de queijo frescal, mussarela, iogurte, bebida láctea até a realização de análises laboratoriais para o controle da qualidade dos produtos.

O acompanhamento dos processos dá uma ideia do funcionamento de uma indústria e seus equipamentos. A fabricação de produtos lácteos, em pequena escala, dentro dos padrões de qualidade é outro aspecto importante repassado ao público. Coordenadora do projeto Via Láctea, a pesquisadora da Epamig Luiza Albuquerque Carvalhais explica que a miniusina mostra aos visitantes que não é preciso investimentos muito altos para produzir laticínios.

“Com um pequeno espaço, dentro dos padrões de higiene e qualidade é possível agregar valor à produção leiteira e oferecer melhor qualidade de vida ao produtor, fixando o homem no campo” afirma.

Para apresentar as fases da cadeia produtiva, 200 litros de leite serão beneficiados por dia durante a exposição. Todos os produtos fabricados poderão ser degustados pelos visitantes. Os operadores da miniusina também prestarão informações sobre a produção, fornecedores de equipamentos, higienização, qualidade e outras dúvidas relativas ao processo.

Realização
A 57ª Exposição vai reunir cerca de 1.200 animais incluindo, além dos caprinos e ovinos, exemplares de bovinos das raças brahman, guzerá, nelore, senepol e sindi, búfalos e equídeos das raças árabe, campolina, jumento pêga, mangalarga marchador, pampa e pônei.

Desde março o Parque da Gameleira vem passando por obras de reformas e revitalização, que devem ser finalizadas ainda neste mês para receber a exposição.

Com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), na ordem de R$ 4,36 milhões, foram feitas pinturas de pavilhões e baias, construção de banheiros com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e reconstrução de currais, dentre outras melhorias.

A exposição terá entrada gratuita e é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com as instituições vinculadas Emater-MG e Epamig e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Serviço:
57ª Exposição Estadual Agropecuária – Entrada Gratuita
Data: 1º a 4 de junho – de 8h às 21h
Local: Parque de Exposição da Gameleira – Av. Amazonas, 6020 – BH

Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm