Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Parque Nacional do Caparaó completa 55 anos com diversas atividades

parque_nacional_do_caparao_icmbio
Criado em 1961 pelo decreto federal nº 50.646, o Parque Nacional do Caparaó completou 55 anos dia 24 de maio. As festividades acontecem até estes sábado (28). Dentre as atividades, estão previstas a mostra fotográfica “Caparaó visto de cima”, de autoria do pesquisador Braz Consenza, mutirões de limpeza e sinalização das trilhas do Pico da Bandeira, que fica no interior da unidade, visitas e atividades escolares e ações de voluntariado. Veja AQUI a programação completa,

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Região de belas montanhas, o parque convida o visitante a respirar ar puro, se deliciar com banhos de cachoeiras e piscinas naturais e observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó, com direito a presenciar espetáculos únicos no alvorecer e no pôr do sol. Além disso, é um dos ícones do montanhismo no Brasil, abrigando cinco dos dez picos mais altos de todo território nacional, com destaque para o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do país.

O parque é gigante e, ao longo de seus 31.800 hectares abriga inúmeros atrativos além do Pico. Tanto no lado mineiro quanto no capixaba, quem pretende fazer atividades menos intensas encontra cachoeiras e mirantes que podem ser alcançados por carro ou caminhadas curtas.

Para quem pretende subir o Pico da Bandeira, a melhor época é entre maio e agosto, quando chove menos e a visibilidade aumenta. As caminhadas noturnas, para ver o nascer do sol a partir do pico, também podem ser feitas com mais segurança nessa época.

Alguns receptivos do Programa Minas Recebe operam na região com roteiros noturnos e diurnos para o Pico. O município de Alto Caparaó, a 330 km de Belo Horizonte tem uma estrutura turística mais desenvolvida, com boa oferta de hospedagens, outros atrativos e bares e restaurantes.

O parque abrange quatro municípios mineiros (Alto Caparaó, Caparaó, Alto Jequitibá e Espera Feliz) e cinco capixabas (Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibitirama, Iúna, Irupi). Além do Pico da Bandeira estão localizados no Caparaó outros cinco picos que estão entre os dez mais altos de todo o território nacional.

Além disso, por abrigar uma das mais importantes áreas de preservação da Mata Atlântica do sudeste brasileiro, o parque é também uma Unidade de Conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As UCs são responsáveis pela proteção de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, sendo, portanto fundamentais para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.

O Parque Nacional do Caparaó recebe em média 40.000 visitantes por ano e dispõe ainda outros atrativos, entre trilhas, vales e pontos de observação de aves. Conta com ampla estrutura de apoio à visitação composta por centro de visitantes, sistema de trilhas, áreas de acampamento e lazer estruturadas com banheiros públicos, lava pratos e pias, churrasqueiras, lixeiras e postos de guarda. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm