Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Sinais da seca. Cantareira registra primeira queda em quase três meses

cantareira222
Depois de quase três meses em alta ou estável, o armazenamento de água do Sistema Cantareira apresentou a primeira baixa hoje (28), ao passar de 20,1% para 20%. A última queda ocorreu há 86 dias, quando o volume reduziu de 5,1% para 5%.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O volume de chuva sobre as cabeceiras desse manancial está abaixo da média histórica, acumulando desde o começo do mês de abril apenas 45,1 milímetros (mm), o que é, praticamente, a metade do esperado para todo o mês (89,8 mm). Os dados são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Há um ano, o Cantareira estava a caminho da maior crise hídrica no abastecimento da região metropolitana de São Paulo. Na época, no enttanto, as condições eram melhores do que o atual quadro porque não se utilizava a reserva técnica (água que fica abaixo das comportas e que é retirada por meio de bombeamento). Esse uso começou em 16 de maio de 2014. Para atingir situação semelhante à daquele dia, seria necessário que o nível subisse 9,2 pontos percentuais.

Para evitar um colapso no fornecimento de água, a Sabesp adotou, em meio às medidas de contingenciamento, a redução do universo atendido, que passou de cerca de 9 milhões nessa mesma época do ano passado para os atuais 5,4 milhões.

Pela nova medição da companhia – uma exigência judicial – em que se leva em consideração as retiradas da reserva técnica, o nível do Cantareira está com um déficit de 9,2%, operando em 15,5% em relação ao volume total.

Em quatro dos cinco mananciais restantes administrados pela Sabesp também houve queda de ontem (27) para hoje (28). Entre eles, o que tem a situação mais confortável é o Sistema Rio Claro, que ontem operava com 102% de sua capacidade e hoje baixou para 101,6%. No Alto Tietê, o índice caiu de 36,4% para 36,3%; no Guarapiranga, de 78,3% para 78,2%; no Alto Cotia, de 51,4% para 51,3%; e no Rio Grande, a taxa ficou estável em 96%. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm