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Hipertensão Arterial – inimiga silenciosa

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Por Fernanda Medina
A hipertensão arterial é uma doença causada pelos aumentos nos níveis da pressão com que o sangue circula nos vasos sanguíneos. Na maioria das vezes não causa dor nem sintomas, por isso é considerada uma inimiga silenciosa.

Quando a hipertensão está associada à obesidade, ao fumo, à idade avançada, ao alto consumo de álcool e a presença de diabetes, ela se torna ainda mais perigosa.
Esses perigos incluem infartos, derrames ou problemas renais.

Alguns hábitos saudáveis previnem e tratam a hipertensão arterial.

Verifique sempre sua pressão arterial, como ela geralmente não apresenta sintomas, o ideal é sempre medi-la e certificar-se de que está adequada.

Após o diagnóstico médico de hipertensão arterial utilize corretamente os medicamentos prescritos pelo médico e procure ajuda caso surja qualquer sintoma.

Evite o estresse, pessoas mais agitadas e ansiosas apresentam maior probabilidade em ter aumentos de pressão.

Evite ficar parado! Procure um profissional habilitado e faça exercícios físicos corretamente.

Caso seja necessário perca peso, a perda de peso está relacionada com a diminuição dos níveis pressóricos.

Evite as bebidas alcoólicas e o cigarro, esses hábitos agravam o quadro de hipertensão arterial.

Na alimentação os cuidados são extremamente importantes:

– Evite alimentos enlatados (milho verde, azeitona, extrato tomate, etc.); embutidos (salsicha, linguiça, presunto); industrializados (maionese, refrigerantes, salgadinhos, bolachas recheadas), dentre outros. Todos estes são ricos em sódio que eleva a pressão arterial, por isso consuma-os moderadamente. Ao temperar os alimentos prefira: alho, salsinha, cebolinha, coentro, açafrão, orégano, cebola, manjericão, etc.. Eles melhoram o sabor dos alimentos e o uso de sal fica reduzido.

– Retire o saleiro da mesa, uma comida já preparada não necessita ser adicionada de mais sal.

– Ao utilizar adoçantes artificiais evite consumir aqueles que apresentem em sua composição ciclamato de sódio e sacarina sódica, pois estes elevam a pressão arterial. Evite também o consumo de alimentos diet, pois eles geralmente apresentam esses adoçantes citados anteriormente.

– Reduza o consumo de gorduras e frituras, pois o excesso de gordura no sangue contribui para aumentar ainda mais a pressão arterial! Verifique seus exames de colesterol e triglicérides.

– Prefira as carnes magras, leites desnatados e queijos magros, pois estes contêm menores quantidades de gorduras!

– Consuma diariamente frutas e verduras, elas contêm fibras, vitaminas e minerais que irão ajudar no controle da pressão arterial.

– O consumo de alimentos integrais também é importante, eles contêm fibras que irão reduzir a absorção de gorduras e açúcares e consequentemente a perda de peso irá ocorrer.

Siga essas orientações e a saúde do seu coração será preservada!

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