Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Epamig está com vagas abertas em Pitangui para formação técnica em agropecuária

Erasmo Pereira/Epamig

Estão abertas, até o dia 16 de fevereiro, vagas para o curso Técnico em Agropecuária, oferecidas pelo Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (Itac), da Epamig. Criado em 1990 e sediado em Pitangui, no Território Oeste, o Itac conta com a infraestrutura do Campo Experimental da Epamig para a realização das aulas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O curso é voltado para a formação de técnicos em gestão do agronegócio, cooperativismo, apoio à pesquisa agropecuária e demais atividades agrícolas.

São 70 vagas oferecidas, nas modalidades concomitante, com duração de três anos – em que é ofertado também o ensino médio para os alunos –, com 50 vagas disponíveis, e pós ensino médio, com 20 vagas abertas e duração de um ano e meio.

“O Itac forma técnicos em gestão do agronegócio, cooperativismo, apoio à pesquisa agropecuária e demais atividades agrícolas. Já formamos mais de 900 técnicos em agropecuária e cooperativismo, oriundos de 140 municípios, de nove estados brasileiros”, conta a gerente de ensino, Luci Maria Lobato.

“O jovem rural precisa perceber que ele não precisa deixar o campo e ir para a cidade. Com esta formação técnica, eles estão habilitados a desenvolver atividades no campo e obter renda”, afirma. “Aqui, os alunos aprendem a teoria e prática, pois acompanham e executam as atividades no campo, nos laboratórios e nas unidades produtivas”, explica Luci.

O curso enfoca temas como, por exemplo, agricultura: da preparação do solo à colheita; criação de suínos, bovinos, aves e ovinos; manejo ao beneficiamento dos produtos da apicultura; produção de derivados do leite; topografia, irrigação e drenagem, construções e instalações rurais, geoprocessamento e mecanização agrícola; gestão agropecuária: administração e economia rural, cooperativismo e informática.

O ex-aluno Carlos Diego Fiuza, de 26 anos, formou-se no instituto em 2009 e hoje gerencia um grupo de cinco fazendas em Pitangui. “Para mim, o curso foi a base da minha vida profissional. Eu era peão, fui criado no campo e nunca quis sair daqui, mas nunca imaginei que chegaria onde estou hoje”, diz.

Já a aluna Isadora Ribeiro, de 17 anos, está fazendo o curso Técnico em Agropecuária na modalidade concomitante com o ensino médio e se forma no final do ano. “Estou gostando muito. Tenho o sonho de trabalhar no campo, com gado de leite e de corte. Estou muito animada porque esse ano começo a ver a parte de bovinos”, conta.

O valor da matrícula é R$ 90 e não há processo seletivo. O início das aulas está previsto para 19 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (37) 3271-4004 ou e-mail ensinoitac@epamig.br. Para os alunos que não residem na cidade o instituto oferece alojamento e serviço de refeitório.

Veja um pouco mais sobre o curso e sobre o Itac no vídeo abaixo:

Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm