Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Defensoria pede à Justiça Federal desbloqueio de contas do Rio


A Defensoria Pública do Rio de Janeiro ingressou com pedido de liminar na Justiça Federal para o desbloqueio das contas do Tesouro estadual, causado por dívidas não pagas do governo do estado com o governo federal. O pedido faz parte de uma ação civil pública protocolada hoje (27) no plantão judiciário.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os bloqueios têm causado dificuldades para o governo do Rio pagar os salários de novembro aos servidores públicos, que estão com os vencimentos e aposentadorias atrasados.

Em nota, a Defensoria afirmou que os bloqueios têm previsão legal e ocorrem quando o estado deixa de pagar empréstimos avalizados pelo governo federal. A União vem adotando o procedimento desde o início deste ano, para garantir a quitação de contratos de financiamentos contraídos pelo governo estadual para obras de saneamento, do Maracanã, do PAC Favelas e da Linha 4 do Metrô, entre outras. Somente neste mês de dezembro, segundo a Defensoria, o governo federal já reteve R$ 675 milhões das contas do Tesouro do Rio.

O último bloqueio, de R$ 128 milhões, ocorreu na quinta passada (22), levando o Executivo estadual a adiar para 5 de janeiro o pagamento da primeira parcela dos salários de novembro, que seria depositada na última sexta (23) nas contas dos servidores ativos e inativos, assim como dos pensionistas.

Na ação, a Defensoria pede a concessão de liminar para determinar à União o imediato desbloqueio e a liberação das contas estaduais, assim como a restituição dos valores retidos. O órgão argumenta que os bloqueios da União “tê m contribuído para induzir ao não pagamento dos servidores, uma vez que as contas estaduais ficam bloqueadas até que se atinja o valor da dívida”.

A Defensoria considera que, embora tenha previsão legal, a medida não é razoável, porque os salários são verbas de natureza alimentar e, pela Constituição, devem ter prioridade no pagamento. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm