Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Convênio entre Embrapa e Emater-MG garante aquisição de gado leiteiro de alto padrão genético a preço de custo

produtor_vaca_leite_bovino

Agricultores familiares de Minas Gerais e do Rio de Janeiro poderão adquirir bovinos leiteiros de alto padrão genético, das raças gir, holandês e girolando, a preço de custo, muito em breve. É o que garante recente convênio assinado pela Embrapa Gado de Leite com as empresas públicas de assistência técnica e extensão rural dos dois estados, a Emater-MG e a Emater-RJ.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Temos certeza que as emateres vão ajudar a alavancar a produtividade de leite entre os produtores familiares. Por serem animais de pesquisa da Embrapa, esses bovinos têm acompanhamento genealógico há muitas gerações o que os torna muito qualificados”, explica o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Willian Fernandes Bernardo.

Opinião semelhante tem o coordenador técnico estadual de Bovinocultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Feliciano Oliveira. “Está mais do que provado que bovinos filhos de pais de melhor aporte genético têm melhor desempenho produtivo e reprodutivo. Assim a nossa expectativa é que esses animais sendo inseridos no rebanho dos pequenos produtores, possam tornar o sistema de produção mais eficiente, garantindo melhor preço no mercado e portanto, gerando mais renda na propriedade”, enfatiza.

Segundo Feliciano, para habilitar o produtor a comprar da Embrapa, a Emater-MG vai priorizar aqueles que já são assistidos pela empresa, em programas como o Minas Pecuária, que tem ações do Pró-Genética e as Chamadas Pública de Leite.

“Entre os critérios, vamos observar primeiro aquele produtor que vem sendo atendido por nós, em alguns programas que atuamos. Os nossos técnicos irão acompanhar o rebanho disponibilizado e se o produtor manifestar interesse, vamos indicá-lo à Embrapa como possível interessado na aquisição desses animais”, esclarece Feliciano.

Segundo o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia de Embrapa Gado de Leite, o órgão federal deverá disponibilizar cerca de 40 animais por ano, entre machos (com idade entre seis e 24 meses) e fêmeas (de seis meses a oito anos de idade).

O programa, batizado de Rebando do Futuro, vai repassar gado de apurada qualidade genética. “São animais que antes eram leiloados pela Embrapa, mas manter o leilão estava ficando oneroso, além disso, beneficiava mais os grandes e médios produtores. Decidimos então mudar de estratégia e repassar para produtores familiares de Minas Gerais e do Rio de Janeiro”, conta Willian Fernandes Bernardo. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm