Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

STJD promove Seminário “Todos juntos contra a violência”

Lucas Figueiredo/CBF

Os representantes da Justiça Desportiva se reuniram no auditório da CBF, no Rio de Janeiro, para dar sequência ao 1º Seminário “Todos juntos contra a violência”, idealizado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). No primeiro painel do dia, nesta sexta-feira (27), os palestrantes apresentaram novos projetos para o combate da violência no futebol brasileiro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Acesso da torcida organizada a partir de 2018
Na abertura do painel Violência no Futebol, o procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua, falou sobre os limites e a competência do órgão no combate à violência.

– O tribunal trabalha com dois pilares no combate à violência. O primeiro é em relação à disciplina dos atletas dentro de campo, que são os exemplos para a torcida e todos os que se interessam por futebol. O outro pilar é o nosso bem conhecido artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata do arremesso dos objetos até a invasão ao campo. Desde 2009, ele é condutor para coibir qualquer tipo de violência dentro dos estádios. Funcionou e continua funcionando.

Além dos pilares citados, Bevilacqua divulgou uma novidade do STJD para o próximo ano. O procurador-geral revelou, em primeira mão, o início da utilização do sistema biométrico para integrantes de torcidas organizadas nos estádios a partir de 2018.

– Após todos esses anos e casos de violência que vimos, descobrimos que a torcida organizada é um grande canal para a organização do crime dentro do futebol. Então, como o órgão é colaborativo, também podemos gerar outras condutas que ajudem nesse combate. Uma dessas, em primeira mão, revelo que é a biometria. Trouxemos essa reivindicação do poder judiciário e, trabalhando junto com a CBF, customizamos uma renovação no regulamento geral para o ano que vem. A intenção é que todos os clubes mandantes tenham uma área reservada para a torcida organizada e esse lugar específico terá o sistema biométrico para a entrada. Então, eventualmente, será mais fácil identificar um infrator, que terá seu cadastro na CBF e no clube – explicou o procurador-geral do STJD.

Um dos palestrantes do dia, o coronel Aristeu Tavares, representante do Ministério do Esporte, também apresentou um projeto inédito durante o seminário.

– Estamos trabalhando na formatação de um curso para formar profissionais de segurança pública de todos os Estados juntamente com membros das federações, que são os que conhecem o dia a dia do futebol local, para trabalhar nas ameaças de violência nos eventos de futebol. A partir da implementação e aprovação do projeto, a outra fase é a condução para os Estados, para que possamos ter uma matriz que espelha a realidade de cada Estado – disse Tavares.

Clubes protagonistas
Ex-procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt foi o segundo palestrante do painel Violência do Futebol e ressaltou a importância da responsabilidade dos clubes em relação a seus torcedores.

– O que defendo é que o clube doutrine e crie a torcida organizada. Ele tem que ser protagonista da organização de sua torcida. Precisam trazer o torcedor de bem para o seu lado, criar um departamento interno e fomentar isso. O agente direto pela organização precisa contribuir para esse processo. Se o clube não se autorizar perante toda a sua comunidade e internalizar a proposta de todas as suas torcidas, a gente vai continuar debatendo esse assunto eternamente – afirmou Schmitt.

O painel Violência no Futebol também contou com a participação de Ronaldo Piacente, presidente do STJD; da Drª Arlete Mesquita, auditora do Pleno do STJD; do Dr. José Perdiz, auditor do STJD; e do Dr. João Bosco Luz, que presidiu a mesa.

O 1º Seminário “Todos juntos contra a violência” será concluído na tarde desta sexta-feira (27), com o segundo painel discutindo”A Justiça Desportiva”. E, por fim, será realizada a “Conferência Magna – A Proteção Constitucional do Direito Desportivo”. Com site da CBF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm