Falta das fitas de medição de glicemia aumenta o sofrimento de diabéticos em Pará de Minas


Os portadores de diabetes continuam enfrentando um drama devido a falta de fitas para medição do nível de glicose no sangue. O Sistema Único de Saúde (SUS) não atende a demanda no município de Pará de Minas. A situação é tão crítica que o secretário municipal de Saúde, Paulo Duarte, afirmou que o Governo de Minas Gerais não cumpre sua parte ao enviar uma quantidade irrisória de fitas para atender os diabéticos no município. Acrescentou que a prefeitura também enfrenta dificuldades para comprar o restante do estoque necessário.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os pacientes que fazem o controle do nível de açúcar no sangue precisam fazer muitas medições diárias. A doença compromete o nível de insulina, o hormônio que controla a glicose.

O diabetes fora do controle pode comprometer a visão e gerar problemas na pele e nos rins. É importante manter uma dieta balanceada, tomar bastante líquido e eliminar os doces.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente são necessárias aproximadamente 25 mil fitas para atender aos diabéticos. No entanto, o governo do estado tem enviado apenas 16 mil fitas por semestre.

Segundo o levantamento, seriam necessárias 150 mil fitas a cada seis meses. O cenário é preocupante porque o Estado vem reduzindo os investimentos e a prefeitura não tem condições de arcar com os altos custos envolvidos.

Helena dos Santos Correia, enfermeira da Associação dos Diabéticos de Pará de Minas (ASSODIPAM), afirma que o diabetes tipo 1 precisa medir a glicemia cinco vezes por dia e por isso as fitas são indispensáveis.

Ela acompanha as pessoas que lutam com a doença e ressalta que a insulina aplicada em uma quantidade muito grande pode causar diversas complicações no organismo e o paciente vir a falecer:

Helena dos Santos Correia
helena_correia_fitas1


Os frascos com 50 fitas de glicemia custam cerca de R$ 100,00 cada um. Os diabéticos tipo 1 podem gastar três ou mais frascos e a despesas são muito altas principalmente para as pessoas de baixa renda:

Helena dos Santos Correia
helena_correia_fitas2

Já o diabetes tipo 2 acomete pessoas de mais idade por causa de má alimentação, falta de exercício físicos e fatores genéticos. É importante adotar bons hábitos de vida e ficar atento aos sintomas da doença:

Helena dos Santos Correa
helena_correia_fitas3

Atualmente a ASSODIPAM atende a cerca de 150 portadores de diabetes e hipertensão. A entidade funciona na rua Geraldo Antônio dos Santos, 87, bairro Bom Bosco.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!