Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

SP-MG oferece qualificação em Massoterapia para deficientes visuais

Reprodução

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Associação de Amigos do Instituto São Rafael (AAISR), lançou o Curso de Aperfeiçoamento em Massoterapia para pessoas com deficiência visual. A aula inaugural foi realizda na semana passada. O objetivo é promover a inclusão destas pessoas no mercado de trabalho.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A proposta visa a autonomia dos alunos, já que não existe no mercado esse curso com um processo pedagógico adequado aos deficientes visuais, e a independência e inserção deles apresenta-se como fator essencial para geração de renda, autoestima e visibilidade social.

De acordo com o coordenador do projeto profissionalizante, Rafael Souto Silva, o curso tem duração de seis meses, sendo dois para avaliação final. A turma de 2017 é composta dez pessoas, para facilitar a aprendizagem.

“A facilidade que os alunos têm de chegar do Instituto São Rafael para ESP-MG ajudou muito, pois a questão da mobilidade é fator determinante para as pessoas com deficiência visual”, aponta o coordenador.

Oportunidades
Para a aluna do curso, Elaine Cristina Cunha Marinho, o mercado de trabalho fecha as portas para os cegos. “Muitas vezes você tem oportunidades, sabe que possui a capacidade de exercer o trabalho, mas a empresa, por falta de conhecimento ou por não querer fazer adaptações, não dá essa oportunidade. O curso é importante para essa qualificação”, afirma.

Sandra Lúcia Moreira, uma das professoras, explica que os alunos, após a conclusão do curso, podem se tornar trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo terapias alternativas, como a massoterapia, um importante incremento na área da saúde pública.

Inclusão
A AAISR foi fundada em 1972 no Instituto São Rafael com o intuito de viabilizar atividades para os deficientes visuais, como diversas ações educacionais, aulas de massoterapia, informática básica, programação web e Excel avançado e conta com o apoio e parceria de instituições privadas e doações.

As aulas seguem até janeiro de 2018, qualificando os alunos para a modalidade específica de massagem em drenagem linfática manual. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm