Corpo de Bombeiros resgata fêmea de tamanduá ferida que pode ter sido vítima de atropelamento


O tamanduá mirim (Tamandua tetradactyla) tem esse nome por causa do seu tamanho pequeno quando comparado com o tamanduá bandeira. Um adulto da espécie pesa cerca de sete quilos e tem de 45 a 85 cm de comprimento.

Os pelos dele são curtos e densos e recobrem o corpo. A coloração do animal é amarelo e com duas faixas negras. Por causa dessa coloração a espécie é conhecida também como tamanduá de colete.


A espécie pode ser encontrada em todo o Brasil. Ele tem como habitat natural as florestas e os ambientes abertos próximos a rios e riachos. Tem grande atividade à noite, embora possa ser visto durante o dia.

O tamanduá mirim se alimenta de formigas, cupins e abelhas. Na região de Pará de Minas o Corpo de Bombeiros resgatou uma fêmea com aproximadamente quatro anos de idade.


Ela estava com lesões no focinho e em uma das patas. O animal foi levado para uma clínica veterinária e está recebendo toda a assistência médica para se recuperar e voltar para a natureza.

O médico veterinário Idael Christiano de Almeida Santa Rosa, explica que a espécie vive em árvores e é relativamente comum em nossa região. O animal caminha com dificuldade e ao cruzar a rodovia pode ter sido atropelado:


Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
tamanduaencontradoidaelsantarosa1

O especialista pede que os motoristas que atropelarem os animais silvestres para comunicar o fato a Polícia Militar de Meio Ambiente ou ao Corpo de Bombeiros para que seja prestado o devido socorro:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
tamanduaencontradoidaelsantarosa2

Segundo um levantamento feito pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), aproximadamente 475 milhões de animais são atropelados nas rodovias do país todo durante um ano.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!