Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Jovens do Centro Socioeducativo de Uberlândia participam de oficina de horticultura e jardinagem

Divulgação/Sesp

Contribuir para a responsabilização do adolescente em cumprimento de medida de internação, fazendo com que ele se sinta mais produtivo e adquira novos conhecimentos. Este é um dos objetivos de uma das oficinas oferecidas pelo Centro Socioeducativo de Uberlândia, no Território Triângulo Norte, que trabalha noções de horticultura e jardinagem com cerca de 50 adolescentes acautelados no local.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A ação é uma parceria entre o Centro Socioeducativo e a Escola formal que existe dentro da unidade, da Secretaria de Estado de Educação (SEE). De acordo com a direção do centro, a escolha dos participantes foi feita a partir do interesse e das habilidades específicas de cada um dos interessados.

Os jovens são divididos em turmas de até cinco alunos e se revezam diariamente no cuidado com o jardim e a horta de onde cumprem internação. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, durante as manhãs e tardes.

A oficina possui carga horária de quatro horas e possui aulas teóricas e práticas. Os alunos aprendem sobre aproveitamento das hortaliças, armazenamento da produção, além de aspectos fisiológicos das plantas, por exemplo. Já nas aulas práticas, o foco são as ações de manejo e de colheita.

Na avaliação do diretor da unidade, Gilson Gonçalves Rodrigues, os ensinamentos da oficina vão muito além do simples plantar e colher. “Os adolescentes adquirem mais responsabilidade no cumprimento da medida socioeducativa e durante os estudos, além de aprenderem um ofício que pode ser aproveitado quando eles estiverem de volta ao convívio com sociedade”, afirma.

Esse é o caso de Arthur Santos*, que está há dois anos e dois meses na unidade e tem previsão de desligamento nos próximos quatro meses. Ele conta que aprendeu a cortar a grama, plantar mudas, ter uma alimentação saudável, além de outras atividades. “Assim, quando sair daqui, posso arrumar um emprego em uma empresa de jardinagem”.

Trabalho que cresce
O trabalho da oficina que hoje é de horticultura e jardinagem do Centro Socioeducativo de Uberlândia começou ainda em 2016, de forma tímida. Nos primeiros meses, eram apenas dois adolescentes, ensinados por agentes socioeducativos a plantar mudas de coqueiros. Após ver o trabalho dos colegas, outros garotos demonstraram interesse e assim, as aulas foram sendo ampliadas.

*Nome fictício para preservar a identidade do adolescente, segundo determinação do ECA

Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm