Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

O prazer na velhice

vlhcpx
Por Natália Scoralick Lempke
É frequente ouvir as pessoas dizerem: Joana não tem mais idade para namorar! Maria está se achando uma adolescente! Pedro não percebe que já passou da idade!

Diante dessas afirmações, sugiro a seguinte reflexão: será que existe uma idade específica para aproveitar a vida, ser feliz e ter prazer?

Infelizmente, a velhice ainda está cercada de mitos. Acredita-se que o papel do idoso restringe-se a ficar em casa, ajudar os filhos, cuidar dos netos e se preparar para a morte. Precisamos, com urgência, compartilhar a ideia de que a vida deve ser vivida da melhor forma possível, e isso inclui investir na felicidade em todas as idades.

Os estudos científicos indicam que cada vez mais a população está conquistando mais anos de vida, e com mais saúde. E ter atividades prazerosas em todas as fases do desenvolvimento está entre os aspectos importantes para um bom envelhecimento.

Soma-se a isso o fato de que, para algumas pessoas, a velhice é a fase em que mais é possível “aproveitar a vida”, uma vez que, em outras idades, prevalecia a necessidade de trabalhar, cuidar de alguém, estudar, restando pouco tempo para as atividades prazerosas.

É fundamental que a gente compartilhe a ideia de que brincar, namorar, viajar e dançar, por exemplo, são coisas que podem gerar alegria em qualquer idade! Cabe ao idoso que possui autonomia e é independente saber o que mais lhe agrada e investir nisso! É papel da família apoiar e orientá-lo. É papel da sociedade entender que o direito à vida independe da idade! E que a vida faz sentido quando encontramos satisfação em vivê-la!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm