Parlamento Jovem é lançado oficialmente visando despertar consciência crítica nos estudantes paraminenses


Na noite desta segunda-feira, 27 de março, foi lançado oficialmente em Pará de Minas o Parlamento Jovem 2017 (PJ). Esta é a 14ª edição do projeto, que este ano abordará o tema: “Educação política nas escolas”.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O PJ é idealizado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e este ano contará com a participação de 65 câmaras municipais de diferentes regiões do estado.

Todos os participantes serão organizados em 12 polos regionais que discutirão o tema e os subtemas. O grande desafio de todos os estudantes que participam é apresentar proposta de educação política nas escolas.

Foram escolhidos três eixos temáticos: Educação Política e Currículo, Interação entre Escola e Sociedade na Formação Política dos Jovens, e Educação Política para uma Gestão Democrática e Participativa nas Escolas.

Em Pará de Minas a solenidade de lançamento do Parlamento Jovem aconteceu durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada na noite desta segunda-feira (27), com a presença dos vereadores e de cidadãos paraminenses.

O deputado estadual Inácio Franco, um dos responsáveis pela execução do Parlamento Jovem em Pará de Minas, ressaltou que principalmente nos dias atuais, com inúmeros escândalos políticos sendo descobertos, esse tipo de iniciativa junto aos jovens é muito importante, pois pode trazê-los para o meio da discussão política e tentar resgatar a confiança nos representantes públicos.

Inácio Franco considera a abordagem política nas escolas necessária para o desenvolvimento dos cidadãos, pois tudo que se passa na organização da sociedade depende da política, citando a crise econômica que o Brasil atravessa, tendo como causa a crise política:

Inácio Franco
inaciofranco_parlamento


Mário Justino da Silva, presidente do Poder Legislativo Municipal, ficou muito satisfeito com o grande apoio recebido pela iniciativa. Ele destaca a importância de formar cidadãos mais conscientes do papel da política na sociedade:

Mário Justino da Silva
mariojustino_parlamentoj

O prefeito Elias Diniz destacou como principal característica do programa Parlamento Jovem, o resgate da educação aos bons costumes da sociedade dentro das escolas. O chefe do Executivo Municipal considera de extrema relevância o projeto, pois as discussões políticas e educacionais abrangem inúmeras áreas da sociedade e do desenvolvimento:

Elias Diniz
eliasdiniz_parlamento

Vinícius Alves de Menezes, presidente do Conselho Municipal da Juventude de Pará de Minas, comemorou mais um ano do projeto Parlamento Jovem no município. Segundo ele, a atual diretoria do conselho trabalhou de forma incessante para que o projeto prosseguisse em Pará de Minas:

Vinícius Alves de Menezes
viniviusalves_parlamento

Participaram do lançamento os alunos de três escolas estaduais de Pará de Minas: Fernando Otávio, Avany Vilhena Diniz e Nossa Senhora Auxiliadora. A primeira oficina do Parlamento Jovem foi realizada na quinta-feira, 23 de março.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!