APAE de Pará de Minas comemora 48 anos com atividades em espaço público


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é um movimento social que tem grande destaque no Brasil pelo pioneirismo no atendimento a todos os portadores de necessidades especiais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


A instituição nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954. Á época chegou ao Brasil, Beatrice Bemis, membro do corpo diplomático dos Estados Unidos e mãe de uma portadora de Síndrome de Down.

Entre os anos de 1954 e 1962 surgiram outras APAEs. Doze das dezesseis existentes na época encontraram em São Paulo para a realização da primeira reunião nacional de dirigentes apaeanos.

Em Pará de Minas o movimento começou no dia 26 de março de 1969. Há 48 anos foi fundada a entidade através de pais de pessoas com deficiência que sentiam a necessidade de serviços especializados para seus filhos.

Olga Xavier, uma das fundadoras da APAE de Pará de Minas, era mãe de uma portadora de deficiência. Ela queria que o filho tivesse o mesmo direito de ir à escola, estudar e aprender. Uma proposta nobre de inclusão social.

Ela teve o apoio do prefeito da época, José Porfírio de Oliveira. O primeiro presidente da associação foi José Moreira Xavier, que atuou na função de 1969 a 1972. Outros grandes nomes passaram pela direção da APAE ao longo do tempo.

Entre eles está o médico especialista em Pediatra e deputado federal Eduardo Barbosa. Nesta segunda-feira, dia 27 de março, nos períodos da manhã e tarde, os alunos da APAE comemoram a data realizando diversas atividades em espaço público.

De acordo com Sílvia Lima, atual presidente da APAE, a sociedade paraminense deve comemorar o aniversário do movimento apaeano. Ela destaca a importância do trabalho desenvolvido no município há quase cinco décadas:

Sílvia Lima
silvialima_apae

Maíra Vitória da Silva de Oliveira, de 19 anos, conta que com a ajuda da APAE de Pará de Minas conseguiu grandes conquistas na vida. Tudo graças aos estudos e as atividades que são realizadas pela instituição:

Maíra Vitória da Silva de Oliveira
mairavitoria_apae

Os alunos da APAE participaram de atividades animados por uma fanfarra na praça Frei Concórdio, em frente a Escola Estadual Fernando Otávio, no bairro São Francisco. Eles apresentaram faixas e cartazes alusivos ao aniversário da instituição.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!