Veterinário alerta para o perigo de denúncias infundadas de maus tratos de animais em redes sociais


Uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos é a de denunciar maus tratos de cães e gatos através das redes sociais na internet. O objetivo é mostrar os abusos que são cometidos contra os animais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Essas informações contem textos, fotos e até vídeos de crueldades que gera revolta em milhões de pessoas. Mas, todo o cuidado é pouco ao receber essas denúncias e compartilhá-las na rede mundial de computadores.

Existem montagens que são praticamente perfeitas e retratam uma cena que não é real. Caso esses materiais sejam compartilhados, poderão se transformar em calúnia, difamação e até provocar mortes.

Foram divulgados casos em que pessoas foram identificadas em supostos casos de maus tratos a animais e foram linchadas por terceiros. Um resultado triste que começou com uma informação equivocada nas redes sociais.

De acordo com o médico veterinário Idael Christiano de Almeida Santa Rosa, existem alguns critérios legais para se definir os abusos com animais. Até mesmo a omissão e o abandono podem ser classificados como maus tratos:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
maustratosanimaisidaelsantarosa1

Entretanto, o especialista explica que é preciso tomar cuidado com situações pontuais que não são caracterizadas como maus tratos. Às vezes os cães, por exemplo, precisam ficar presos temporariamente:


Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
maustratosanimaisidaelsantarosa2

É muito importante não confiar no senso comum para tomar ações que poderão ser trágicas. A recomendação é acionar a Polícia Militar, que verificará o que estão ocorrendo com os animais e tomará as devidas providências:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
maustratosanimaisidaelsantarosa3

Vale ressaltar que fotos e vídeos podem ser submetidos a montagens que não retratarão a realidade. Com relação a textos eles podem ser alterados e distorcidos, gerando grandes transtornos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!