Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Cidades do norte do Rio decretam emergência devido a estiagem

O governo do estado do Rio de Janeiro decretou nessa quinta-feira (25) situação de emergência nos municípios de Natividade, Itaperuna e São Francisco de Itabapoana pela estiagem registrada nos últimos meses. O decreto foi publicado no Diário Oficial de sexta (26).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Segundo o governo, as três cidades do norte fluminense já registram prejuízos na produção agrícola com a pouca ocorrência de chuvas. Em Natividade, produtores locais já teriam acumulado perdas de R$ 5 milhões.

O decreto libera os municípios para contratar serviços e obras sem licitação, desde que sejam para atender à situação de emergência. A medida terá vigência de 180 dias.

Previsão de chuvas
A meterologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que uma massa de ar tropical está sobre parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste e têm impedido o avanço de frentes frias, que chegam do Sul.

“Esse bloqueio deve ser rompido nos próximos dias. A gente tem uma previsão de chuvas que podem ser fortes, atingindo a região Centro-Oeste e o Sudeste como um todo”.

Segundo informações do Inmet, choveu em Itaperuna apenas 15% do que era esperado para o mês de outubro. Em novembro, a chuva superou as expectativas em 10%, mas foram registrados déficits de precipitação em dezembro e janeiro, com chuvas 45% e 35% abaixo do previsto. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm