Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Vai correr? Cuide da alimentação


Por Fernanda Medina
Atualmente diversas pessoas têm buscado se exercitar e com isso a preocupação com a alimentação aumenta. Uma das práticas esportivas muito procurada hoje em dia é a corrida. E alguns cuidados devem ser tomados em relação à alimentação.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Por ser uma atividade de característica aeróbica ocorre sempre uma redução de peso, porém sempre acompanhado de perdas de massa muscular. O que é ruim, pois a massa muscular é o que mantem nossa taxa metabólica mais elevada, faz estruturação do corpo e nos mantém mais ativos e dispostos. Por isso é de extrema importância o consumo adequado de alimentos pelos corredores para mininizar as perdas de massa muscular.

O interessante seria também aliar a prática de musculação aos treinos de corrida para preservar essa massa muscular e dar suporte, evitando lesões e desgastes.

Caso você queira iniciar essa modalidade esportiva fique atento a alguns cuidados:
Como a corrida exige maior energia de quem pratica, o corredor não deve ter medo do consumo de carboidratos, pois ele é o principal substrato energético. A atenção será dada ao tipo de carboidrato consumido. Por isso, sempre devemos analisar o índice glicêmico dos carboidratos, ou seja, a velocidade com que um alimento fonte de carboidrato é capaz de disponibilizar glicose na corrente sanguínea.

Isso faz uma diferença enorme em cada fase de treinamento do corredor e em cada refeição.

Por exemplo, na refeição que antecede os treinos devemos priorizar carboidratos de média a lenta absorção, para que ao longo de toda a corrida seja ofertada glicose (principal substrato energético) na corrente sanguínea. O tempo dessa refeição anterior aos treinos é variado, podendo ser realizada 01 ou 02 horas antes a depender do paciente.

Alimentos que devem ser consumidos antes: batata doce, cará, mandioca, pão integral, aveia, algumas frutas. Ou opções mesclando carboidratos + proteínas (frango, ovos, suplementos proteicos). A quantidade é definida pelo peso corporal, por isso o acompanhamento nutricional é indispensável. O nutricionista irá calcular exatamente as quantidades necessárias a serem ingeridas, irá estabelecer quanto tempo antes será realizada a refeição e periodizar a dieta para cada tipo de treinamento.

A hidratação é de extrema importância em qualquer prática esportiva. Geralmente treinos com cerca de 1 hora de duração a reposição é feita somente com água e treinos longos podem ser necessários repositores hidreletrolíticos, minimizando as perdas de micronutrientes e desconfortos durante os treinos, como câimbras e fadiga.

Não somente a refeição que antecede os treinos é importante, o praticante deverá reorganizar toda sua alimentação diária visando dar o suporte nutricional à corrida, fortalecer seu sistema imunológico, minimizar o desgaste físico e evitar sintomas durante os treinos, como enjoos, câimbras, etc.

Para praticantes de corrida que participam de competições e já possuem experiência nesse tipo de atividade, o uso de suplementações acaba sendo indispensável. Em geral são utilizados suplementos de carboidratos como maltodextrina, waxy maize, gel de carboidrato, palatinose, glutamina, BCAA, cafeína, whey protein, dentre outros.

Aqui na cidade de Pará de Minas, teremos a corrida Siccob Ascicred no dia 08 de abril de 2018. Que tal se preparar para esta corrida? Procure um profissional para te auxiliar e bons treinos!!!

Se você gostou deste texto deixe seu comentário, dúvidas ou sugestões de temas no campo abaixo. Obrigada, abraços.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm