Pará de Minas terá representante no Conselho Estadual de Política Ambiental

Leonardo Silva Horta

Na segunda-feira, 19 de dezembro, foram empossados 1.020 conselheiros das unidades regionais colegiadas (URCs) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) para o biênio 2016-2018. A posse ocorreu na no Auditório JK da Cidade Administrativa, com a presença de 300 conselheiros.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O Copam foi criado em 1977 como sendo um órgão normativo, colegiado, consultivo e deliberativo, subordinado administrativamente à Secretaria de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e que tem por finalidade deliberar sobre diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas, padrões e outras medidas de caráter operacional, para preservação e conservação do meio ambiente em Minas Gerais.

A partir agora, o município de Pará de Minas terá um representante no Copam. Na administração do prefeito Antônio Júlio de Faria, que termina em 31 de dezembro de 2016, existe a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Entretanto prefeito eleito Elias Diniz que assumirá em 1º de janeiro de 2017 já adiantou que esta secretaria será extinta em seu governo. A decisão causou estranheza em muitos, uma vez que seu vice José Porfírio de Oliveira Filho é filiado ao Partido Verde. Além disso, um percentual expressivo da economia do município gira em torno do agronegócio. Ele argumenta que o corte desta e outras secretarias é parte de seu projeto de reestruturação administrativa, visando economizar quase R$ 1 milhão anuais.

Sem entrar neste mérito, a secretária municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Rafaela Lúcia Martins Oliveira, destaca a importância de o município integrar uma das cadeiras do Conselho Estadual de Política Ambiental:


Rafaela Lúcia Martins Oliveira
rafaelaluciacopam1

Durante a cerimônia de posse dos novos conselheiros, teve início das comemorações dos 40 anos do Copam, que serão celebrados em 2017. Na ocasião, o órgão homenageou o professor Ângelo Barbosa Monteiro Machado, um de seus conselheiros mais antigos.

Na mesma solenidade foram homenageadas diversas entidades assíduas nas sessões do plenário do Copam no triênio 2013-2016. Seus representantes receberam certificados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!