Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Furacão Harvey perde força e cai para a categoria 1 sobre o Texas

Reprodução Twitter

O furacão Harvey enfraqueceu neste sábado (26) e caiu para a categoria 1, enquanto passa sobre o estado do Texas, nos Estados Unidos, após os ventos terem perdido a intensidade. As informções são da EFE.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Segundo o último boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC), divulgado às 5h locais (6h em Brasília), o furacão segue com seu esperado enfraquecimento após tocar a terra. No entanto, as autoridades temem as “inundações catastróficas” que o Harvey pode provocar no Texas.

Após chegar na noite de ontem à costa do estado com categoria 4 na escala Saffir-Simpson, a segunda maior de uma escala de 5, e com ventos de até 215 quilômetros por hora (km/h), o Harvey pode se enfraquecer ainda mais ao longo do dia, se transformando em tempestade tropical.

Mesmo assim, o furacão segue provocando fortes chuvas na região. Em algumas regiões do Texas, já choveu 250 milímetros de água.

Primeiro furacão de grande categoria a atingir os EUA desde o Wilma em 2005, Harvey se manterá no Texas durante os próximos dias por causa da presença de um sistema de alta pressão que impede que ele avance para o noroeste do país.

Dessa forma, os especialistas do NHC preveem que o Harvey retorne no domingo para o litoral, onde se manterá como uma tempestade tropical até meados da próxima semana, o que aumenta consideravelmente o perigo de importantes inundações na região.

A expectativa é de que até a próxima quarta-feira o furacão provoque um acúmulo de até 760 milímetros de chuva na região. Em algumas áreas isoladas, o número pode ser de 1001 milímetros.

O furacão também provoca uma elevação de maré de até 3,6 metros na região entre Port Aransas e Port O’Connor, onde chegou ontem por volta das 22h locais (23h em Brasília).

O NHC alerta que esse aumento de maré pode estar acompanhado de “grandes e destruidoras ondas”. Com Agência Brasil/Agência EFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm