Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Projeto desenvolvido na delegacia de Pará de Minas ajuda ressocializar maridos que agridem as esposas


Desde janeiro deste ano foi firmada uma parceria entre a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para execução do projeto denominado projeto: “Bem Viver: A Pena Que Vale a Pena”.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O trabalho vem sendo desenvolvido na Delegacia Regional de Polícia Civil em Pará de Minas envolve delegada, psicóloga e advogada. A proposta surgiu com os atendimentos dos casos de violência doméstica registrados no município.

A assistência psicológica as mulheres agredidas pelos companheiros vem sendo realizada há nove anos. Porém, constatou-se a importância de assistir também aos agressores e ajudá-los no processo de ressocialização.

De acordo com a delegada Ana Cristina Bicalho Leão, titular da Delegacia de Mulheres da Regional de Pará de Minas, a aplicação da Lei Maria da Penha é muito importante e prevê a recuperação dos autores da violência doméstica. Tudo é encaminhado a Justiça através de um relatório minucioso:


Ana Cristina Bicalho Leão
bemviveranacristina1

Ela ressalta a importância do esclarecimento das dúvidas em relação à separação, caso aconteça. O processo pode envolver filhos, bens materiais e outros detalhes que devem ser analisados por ambas as partes:

Ana Cristina Bicalho Leão
bemviveranacristina2

A psicóloga Shirley Amaral trabalha no projeto junto aos agressores. Ela afirma que o objetivo é descontruir a violência doméstica e o grupo de discussões vem conseguindo excelentes resultados:


Shirley Amaral
bemvivershirleyamaral

A advogada Mariane Melo considera o trabalho como um grande avanço para a sociedade paraminense. Acredita que essa ressocialização é muito importante na solução de conflitos e o conhecimento jurídico é essencial:


Mariane Melo
bemvivermarianemelo

A reportagem do Portal GRNEWS conversou com dois homens que estão participando do projeto Bem Viver: A Pena Que Vale a Pena, e não serão identificados publicamente. O primeiro afirmou que já conhecia o trabalho e tem certeza que será muito ajudado:

Participante do Projeto Bem Viver
bemviveratendido1

O segundo entrevistado revelou que o desentendimento com a esposa aconteceu por causa da bebida alcoólica. Agora ele espera reconstruir a vida com a família e manter uma boa convivência também com os filhos:

Participante do Projeto Bem Viver
bemviveratendido2

O projeto Bem Viver: A Pena Que Vale a Pena também é desenvolvido em outros municípios. As reuniões dos grupos de homens promovem uma troca de experiências e reflexões sobre a importância de pensar antes de reagir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm