Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

ONG fecha 20 hospitais no Afeganistão por ameaça talibã

A organização não governamental (ONG) Comitê Sueco para o Afeganistão (SAK) anunciou nesta quarta (26) o fechamento de 20 de suas clínicas médicas na província de Laghman, na região nordeste do país, depois de ter sido ameaçada pelos talibãs. A ONG também encerrou as atividades do seu escritório na província e dispensou as equipes que trabalhavam nos locais ameaçados, conforme comunicado da diretora do SAK no país, Madeleine Jufors. A informação é da agência EFE.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A organização atua em duas províncias no Afeganistão e tinha 54 hospitais em Laghman, que atendiam, aproximadamente, 460 mil pessoas. Apesar de 34 permanecerem abertos, a diretora não descarta que eles também possam fechar caso as intimidações aumentem.

“Estou muito preocupada com o impacto que isto pode ter para quase meio milhão de crianças, mulheres e homens de Laghman, que poderiam ficar privados do direito a serviços médicos de emergência”, advertiu Madeleine.

Sobre a natureza das ameaças, a organização explicou que os insurgentes pediam a mudança de endereço e de alcance das clínicas em Laghman. “As demandas vão contra a política e acordo que nosso comitê tem com o Ministério da Saúde do Afeganistão”, explicou à EFE a coordenadora de Comunicação do SAK, Humaira Ghani. Segundo ela, a ONG sueca só retomará o trabalho quando “os talibãs permitirem”.

O SAK está há 35 anos no Afeganistão, onde 70 mil crianças frequentam escolas administradas pela ONG e 2 milhões de pessoas são tratadas nas suas clínicas anualmente. Em 2016, uma das suas unidades na província de Maydan-Wardak (centro), foi alvo de uma operação militar das forças afegãs na qual morreram três supostos talibãs.

Em fevereiro, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) suspendeu temporalmente suas atividades no Afeganistão, após o assassinato de seis funcionários e o desaparecimento de outros dois no norte do país. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm