Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Dia da Propriedade Intelectual destaca papel das mulheres na inovação

OMPI/Divulgação

Comemora-se nesta quinta-feira, 26 de abril, em todo o planeta, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, que este ano tem o tema “Alimentando a Mudança: Mulheres na Inovação e na Criatividade”. Segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi), a campanha de 2018 “celebra o brilho, a criatividade, a curiosidade e a coragem das mulheres que estão fazer mudanças no mundo e a moldar o futuro.” A informação é da ONU News.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O diretor-geral da Ompi, Francis Gurry, explicou que este dia “comemora os talentos e as conquistas das mulheres inventoras e criadoras em todo o globo.” A Ompi alerta contudo que o setor de registro de invenções e patentes perde com falta de participação das mulheres.

Gurry diz que “as estatísticas disponíveis indicam que o nível de participação das mulheres em inovação e criatividade está abaixo da média, o que é injusto para as mulheres e uma perda para o mundo.” Atualmente, cerca de um terço de todos os pedidos de registro de invenções e patentes tem apenas uma mulher entre os seus criadores.

Francis Gurry diz que “este número ainda está muito abaixo da paridade que é procurada.”

Valor e criatividade
A Ompi destaca no seu site 16 mulheres que estão ajudando a mudar o mundo usando a sua criatividade. Na lista, estão mulheres como Ting Shih, que fundou uma plataforma de serviços de saúde, ou Rocío Alcocer, que criou a organização Zero Waste Kitchen (Cozinha com Zero Desperdício). Esta última explica que “quanto mais diversa for a força de trabalho que procura soluções para os problemas de hoje, melhores e mais criativas serão as mesmas.”

A Ompi diz que o objetivo do Dia Mundial da Propriedade Intelectual visa chamar a atenção sobre “como o sistema pode apoiar mulheres criativas a trazer as suas ideias fantásticas até ao mercado.” Usando a hashtag #worldipday, a agência da ONU quer ouvir as histórias de inventoras e criadoras de todo o mundo. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm