Projeto contribui para a recuperação e construção de mais de 120 reservatórios em Pará de Minas


Lançado há alguns anos em Pará de Minas, o projeto visando limpar lagoas e aumentar a produção de de água avançou consideravelmente em toda a região. A proposta foi criada pela Associação Amigos do Meio Ambiente (Ama Pangeia).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Trata-se de uma parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na Comarca de Pará de Minas, por meio da Curadoria do Meio Ambiente, e apoio de empresas da iniciativa privada que consiste na preservação da água existente nas propriedades rurais. As ações priorizam terrenos com nascentes que recebem um serviço de limpeza.

Em outros casos são perfuradas pequenas lagoas para contenção das águas das chuvas. Essas são as chamadas barraginhas que se transformam em reservatórios e auxiliam no abastecimento dos terrenos.

Já foram limpos e cercados mais de 120 reservatórios de água em propriedades rurais localizadas em Paivas, Bom Sucesso, Sobrado, Mata dos Pimentas, Matinha entre outras.

De acordo com José Hermano de Oliveira Franco, gerente da Ama Pangeia, o projeto é muito amplo e deveria ser uma política pública. São pequenas ações com excelentes resultados na recuperação de mananciais:


José Hermano de Oliveira Franco
produtordeaguasjosehermano1

O esforço conjunto continuará para conscientizar a administração pública sobre a importância dos investimentos na preservação das águas. Municípios da região também estão sendo envolvidos nesse trabalho ambiental:

José Hermano de Oliveira Franco
produtordeaguasjosehermano2

Revela que durante o período de seca, muitos produtores rurais deixaram de trabalhar por causa da falta d’água. Com os novos reservatórios esse cenário mudou e o homem do campo está cada vez mais consciente:

José Hermano de Oliveira Franco
produtordeaguasjosehermano3

Mais informações sobre o programa Produtor de Águas podem ser obtidas na sede da Ama Pangeia, que funciona na Rua Silésio de Lima, 75, Bairro Novo Eldorado, em Pará de Minas. O telefone de contato é o (37) 3236-4100.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!