Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Problemas auditivos podem comprometer rendimento escolar dos alunos. Fone de ouvido é um dos vilões


O ano letivo 2018 na rede municipal de ensino de Pará de Minas terá início no dia 5 de fevereiro para aproximadamente 9.500 alunos. Os estudantes da rede estadual retornam ás salas de aula no dia 19 de fevereiro, após o carnaval.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Na rede particular de ensino as aulas recomeçam em fevereiro com a expectativa de mais um ano letivo com muitos estudos. Os conteúdos das disciplinas são repassados aos estudantes durante os respectivos períodos.

Por isso é importante que eles fiquem atentos às aulas e façam as lições de casa. Contudo, o baixo rendimento escolar pode estar sendo provocado por doenças relacionadas ao ouvido.

Algumas doenças dificultam a audição e a compreensão e além de comprometer a qualidade de vida, dificultam a aprendizagem. Por isso os pais e também os professores precisam ficar atentos a qualquer anormalidade.

O médico otorrinolaringologista Jayson Peixoto Machado orienta aos pais ou responsáveis que aproveitem o período de férias escolares para verificar se as crianças estão tendo dificuldades para ouvir.

Um dos problemas é a perda auditiva provocada pelo uso excessivo de fones de ouvido. Muitos jovens ouvem músicas em Iphone, Ipad, MP3 e MP4 durante muitas horas e com um volume muito alto:


Jayson Peixoto Machado
perdasauditivasjayson1

A Síndrome da Apneia provoca roncos durante a noite e atrapalha as noites de sono. Por isso é importante que toda criança que ronca e está acima do peso ideal precisa ser avaliado. Em outros casos ocorre a otite cerosa:

Jayson Peixoto Machado
perdasauditivasjayson2

Outra causa de queda de rendimento escolar por parte das crianças é a chamada Rolha Cerosa. Uma análise simples por parte do médico e a lavagem do ouvido resolvem o problema que também dificulta o aprendizado:

Jayson Peixoto Machado
perdasauditivasjayson3

Neste período de férias é importante os pais e responsáveis procuraram um otorrinolaringologista ou pediatra. Esses profissionais de saúde farão o diagnóstico da doença e recomendarão o tratamento mais adequado:

Jayson Peixoto Machado
perdasauditivasjayson4

Vale lembrar que não é recomendado o uso de cotonete ou qualquer outro objetivo para limpar o ouvido. Essa prática pode resultar em agravamento de infecções no canal auditivo e até furar o tímpano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm