Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Terremoto de magnitude 7.6 atinge o Chile e provoca alerta de tsunami

EPA/Alvaro Vidal/Agência Lusa

Um terremoto de 7.6 graus na escala Richter atingiu neste domingo o sul do Chile e provocou um alerta de tsunami em cinco regiões, ainda sem quaisquer vítimas ou dados relatados, segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O terremoto ocorreu às 11h22 local (12h22 de Brasília), 67 km a noroeste da cidade de Melinka, na Ilha de Chiloé, localizada em frente à costa da região de Los Lagos (1.021 km ao sul de Santiago) a uma profundidade de 20 km, segundo o Onemi.

Um alerta de tsunami foi decretado para a área costeira das regiões afetadas e o Onemi pediu a evacuação das áreas costeiras da Região dos Lagos, bem como das praias nas regiões de Biobio, La Araucanía, Los Ríos e Aysén.

A chegada das primeiras ondas de tsunami foi estimada às 13h21(12h21 de Brasília) na costa da ilha de Chiloé, onde a evacuação de pessoas para um lugar mais alto começou.

“O terremoto nos pegou de surpresa quando estávamos tomando café da manhã e imediatamente saímos de casa pelo risco de tsunami”, relatou à televisão chilena um homem que escapou com sua família para áreas mais elevadas.

As primeiras indicações é de que não há feridos ou vítimas do terremoto. As redes telefônicas e de internet foram mantidas, mas houve quedas de energia em algumas áreas, de acordo com a televisão local. O terremoto surpreendeu a população em pleno Natal, um dia em que todo o comércio está fechado.

O Chile é um dos países mais sísmicos do mundo e tem implementado rigorosas regras para a construção civil resistente aos tremores. Em setembro do ano passado, um terremoto de 8.4 graus na escala Richter, seguido de um tsunami, abalou a região de Coquimbo, matando 15 pessoas. Em 2010, um outro terremoto de 8.8 também seguido de um tsunami, atingiu o centro e sul do país, deixando mais de 500 mortos. Com Agência Brasil/Agência France-Press

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm