Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Escassez de chuvas é desequilíbrio causado pelo homem ao meio ambiente, afirma ativista ambiental


Algumas regiões brasileiras enfrentam mais um longo período de estiagem. A falta de chuvas resulta em seca nos diversos estados do país, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em Minas Gerais muitos municípios estão sofrendo com a falta de água para abastecer a população. Os gestores estão adotando sistemas de rodízio e racionamento para que os consumidores sejam atendidos.

As vegetações também estão apresentando os efeitos da escassez de chuvas. A situação é preocupante e afeta todo o sistema produtivo, especialmente um dos pilares da economia brasileira – o setor do agronegócio.

Pará de Minas sofreu há alguns anos com a falta d’água provocada pela baixa nos mananciais que abastecem a cidade. Este ano a concessionária Águas de Pará de Minas garante que não faltará água para a população paraminense.

O desequilíbrio ambiental provocou também este ano uma proliferação de pernilongos. Uma verdadeira nuvem de insetos está tirando o sossego das pessoas e dificultando a noite de sono.

De acordo com a educadora e ativista ambiental Sônia Naime, todos os problemas enfrentados junto à natureza foram gerados pela falta de equilíbrio provocada pelo ser humano. Tudo é resultado da falta de respeito ao meio ambiente:


Sônia Naime
secasonianaime1

Aponta que o asfaltamento das ruas no perímetro urbano provoca uma impermeabilização do solo. Com isso a água das chuvas não consegue infiltrar no subsolo e reabastecer os lençóis freáticos e as nascentes:

Sônia Naime
secasonianaime2

Informa que o Ministério do Meio Ambiente solicitou aos municípios um levantamento das árvores no meio urbano. Com isso é possível replantar as espécies nativas de cada região e melhorar o clima:

Sônia Naime
secasonianaime3

A falta de água tem feito com que muitos perfurem poços artesianos sem os devidos critérios, o que pode agravar ainda mais a crise hídrica. Por isso é importante o plantio de árvores e a preservação de nascentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm