Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Americanos sofreram suposto “ataque acústico” em Cuba

Agência Lusa/EPA/Ernesto Mastrascusa/Direitos Reservados

O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou na quinta-feira (24) que 16 pessoas da “comunidade da embaixada americana” em Cuba sofreram sintomas após um suposto e misterioso “ataque acústico”. Entre eles, estão tanto funcionários como familiares de empregados da representação diplomática americana em Havana. A informação é da EFE.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Podemos confirmar que 16 membros da comunidade da embaixada sofreram algum tipo de sintoma e foram tratados em Cuba e nos EUA”, indicou Heather Nauert, porta-voz do Departamento de Estado, em uma coletiva de imprensa.

Nauert evitou comentar a condição médica destes americanos, apesar da emissora CBS ter noticiado esta semana que vários diplomatas americanos e canadenses em Cuba podem ter sofrido danos cerebrais devido ao estranho “ataque acústico”.

Além disso, a porta-voz acrescentou que “algumas” destas pessoas ainda estão em Cuba enquanto outras já retornaram aos EUA, sem dar mais detalhes deste enigmático incidente. “Consideramos a situação extremamente séria (…) Não sabemos quem é o responsável, a investigação está em andamento”, comentou Heather Nauert.

Em investigação
Por sua parte, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, se limitou a dizer em coletiva de imprensa que o presidente americano, Donald Trump, foi informado dos incidentes. O FBI (a Polícia Federal americana) e o governo cubano estão investigando os incidentes, que, segundo o Departamento de Estado dos EUA, aconteceram no final de 2016.

O governo americano não quis confirmar as informações da imprensa que apontam que os diplomatas foram vítimas de um “ataque acústico” com “dispositivos de som” que lhes teriam feito perder a capacidade auditiva.

Ainda que os EUA não culpem, por enquanto, o governo cubano de causar o incidente, decidiu expulsar em maio dois diplomatas da embaixada de Cuba em Washington por considerar que Havana não cumpriu adequadamente sua obrigação de proteger o pessoal americano na ilha. Com Agência Brasil/Agência EFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm