Cães e gatos serão vacinados contra a raiva animal a partir de 1º de agosto em Pará de Minas


A raiva é uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem e também do homem para o animal. A enfermidade é transmitida pela inoculação do vírus na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e lambedura.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os sintomas são característicos e variam no animal e no ser humano. O animal geralmente apresenta dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.

Nos cães, especificamente, o latido torna-se diferente do normal, ficando rouco. No ser humano ocorre a transformação de caráter, inquietude, perturbação do sono, sonhos tenebrosos; aparecem alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordedura.

Essas alterações duram de dois a quatro dias. Posteriormente acontece um quadro de alucinações, acompanhado de febre e surgimento de crises convulsivas periódicas. A doença é grave problema.

A melhor forma de combatê-la é através da vacinação de cães e gatos. Em Pará de Minas a campanha começará dia 1º de agosto, como informa Wander da Silva Rodrigues, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde:


Wander da Silva Rodrigues
vacinacaowanderdasilva1

Ele explica que os primeiros pontos serão montados na zona rural do município. Um grande esforço será feito para que todos os animais sejam imunizados com ajuda de estudantes de medicina veterinária:

Wander da Silva Rodrigues
vacinacaowanderdasilva2

A raiva animal foi erradicada e a situação atualmente está sobre controle. Mesmo assim os donos de cães e gatos precisam apoiar a campanha e proteger os animais de estimação do vírus da raiva:

Wander da Silva Rodrigues
vacinacaowanderdasilva3

A expectativa é imunizar cerca de quatro mil cães e gatos nas áreas urbana e rural de Pará de Minas. A campanha vai até o dia 14 de agosto. O Dia D está marcado para o dia 19 de agosto.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!