Pará de Minas discute ações preventivas ao uso de álcool e outras drogas a partir desta segunda


O Dia Mundial de Combate as Drogas será lembrado nesta segunda-feira, 26 de junho. Para marcar a data, Pará de Minas realizará a 3ª Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (SEMAD).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A abertura oficial acontecerá nesta segunda (26), às 8 horas, no estacionamento da Escola Estadual Fernando Otávio, localizada no bairro São Francisco. Na terça-feira (27), às 7h30min, no Sindicato Rural Patronal, haverá a apresentação da rede municipal de serviços.

Luiz Gonzaga Militão, coordenador do grupo Amor Exigente, em Divinópolis, falará sobre “A Família e a Dependência Química”. Em seguida o deputado estadual Antônio Jorge, médico-psiquiatra e presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), abordará: “Prevenção ao Uso do Álcool e Outras Drogas”.

Na quarta-feira (28), às 9 horas, no auditório da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), será promovida uma mesa redonda: “Intervenções e prevenções para o Uso de Drogas: Uma Questão de Saúde Pública”. Também participarão os psicólogos Douglas Félix de Oliveira, do CAPS AD, Celso Renato Silva, professor da FAPAM e Patrícia Magalhães Rocha, subscretária de Políticas Sobre Drogas do Estado de Minas Gerais.

Na quinta e na sexta-feira, dias 29 e 30 de junho, haverá rodas de conversa sobre o tema “Prevenir é Melhor que Remediar!”. O evento acontecerá nas escolas e nos núcleos do Programa Municipal de Atendimento Familiar (PROMAF).

No sábado (31), às 8 horas, na Escola Municipal Professora Amélia Guimarães (CAIC), será promovida a Corrida e Caminhada “Viver Saudável”. No domingo, 1º de julho, a mesma corrida acontecerá no Parque do Bariri, a partir das 8 horas.

A programação é uma realização do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD). Neide Maria de Almeida, presidente do órgão, ressalta a importância da participação da população, pois o grave problema vem sendo enfrentado pela maioria das famílias:


Neide Maria de Almeida
semadneidemariadealmeida

A rede de assistência aos viciados em álcool e drogas de Pará de Minas já recebeu o reconhecimento de autoridades e municípios vizinhos. Além das comunidades terapêuticas, as chamadas fazendinhas, existe um trabalho com o Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), o Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM), os postos de saúde e o COMAD.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!