Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Consulta pública sobre o Plano Estadual de Enfrentamento à Pobreza no Campo termina no fim do mês

Está aberta, até dia 30 de junho (sexta-feira), a Consulta Pública do Governo de Minas Gerais sobre o Plano Estadual de Enfrentamento à Pobreza no Campo, que servirá de base para a elaboração de Projeto de Lei, a ser encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A implantação por meio de lei garantirá políticas públicas sólidas para a população vulnerável no campo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Para participar da consultoria, basta acessar o site da Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais (Seccri), na página de Consulta Pública, e incluir o comentário, sugerindo a inclusão, alteração ou exclusão de texto referente ao anteprojeto de lei. Será permitido, ainda, incluir uma opinião geral sobre todo o documento.

O Plano
O Governo do Estado está construindo, em parceria com municípios e organizações da sociedade civil, a Estratégia de Enfretamento da Pobreza no Campo, que tem como objetivo integrar e articular os diversos programas, projetos e ações estaduais voltadas a reduzir a pobreza na população rural.

A partir do lançamento da proposta, em junho de 2016, foi formado o Grupo Coordenador da Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e composto por representantes de 19 instituições, entre secretarias estaduais e entidades parceiras, responsável pela elaboração do Plano.

Território de atuação
As áreas prioritárias de execução da estratégia são os Territórios de Desenvolvimento Alto Jequitinhonha, Baixo e Médio Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Vale do Rio Doce. Essas regiões apresentam altos índices de pobreza e vulnerabilidade social, segundo pesquisa do IPEA/2015.

Público
O Plano Estadual de Enfrentamento à Pobreza no Campo é voltado à população do campo em situação de pobreza e vulnerabilidade social no estado de Minas Gerais, especialmente os povos e comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ciganos, comunidades extrativistas e outros) e os grupos específicos (acampados, pré-assentados, assentados da reforma agrária, entre outros).

Estratégia
O plano possui concepções, diretrizes e objetivos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU em 2015. A atuação se dá em quatro eixos: Infraestrutura; Acesso à terra; Inclusão Produtiva; e Acesso a serviços públicos, benefícios e transferência de renda.

Para se alcançar o objetivo geral, o caminho é: ampliação e qualificação do acesso aos serviços públicos, aos benefícios e aos programas de transferência de renda; promoção e fortalecimento da segurança alimentar e nutricional; incentivo às oportunidades de geração de renda e de trabalho no meio rural; e melhoria da infraestrutura rural com foco na elevação das condições de vida e de produção. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm