Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada na tentativa de imunizar 90% do público-alvo


O Ministério da Saúde realiza desde o mês de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O objetivo é imunizar 54,2 milhões de pessoas contra o vírus da gripe e até o momento foi atingido o índice de 58,2%.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A vacinação terminaria nesta sexta-feira, 26 de maio. Foram compradas 60 milhões de doses da vacina visando garantir uma quantidade suficiente para todo o país.

O último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que foram vacinados 30,6 milhões de brasileiros. Nenhum grupo prioritário atingiu a meta. Os idosos tiveram a maior cobertura vacinal, com 14 milhões de doses.

O índice de puérperas vacinadas foi de 65,4% e os trabalhadores de saúde chegaram a aos 59,4%. Muitas pessoas acham que a imunização não adianta e acabam sendo acometidas por uma gripe.

Mas na tarde desta quinta-feira, 25 de maio, o Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe até o dia 9 de junho. A decisão visa ampliar a cobertura vacinal em todo o país para o cumprimento da meta de imunizar 90% dos grupos prioritários.

Até o momento, o país atingiu somente 66,8%, conforme disponível no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Em Minas Gerais, a cobertura vacinal é de 72,2%. Os números demonstram que, no Estado, mais de 1,2 milhão de pessoas ainda não foram se vacinar.

Em Pará de Minas, o último índice divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, com base em boletim do dia 22 de maio, indica que a campanha de vacinação contra a gripe atingiu 85% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é 90% de cobertura vacinal.

De acordo com o clínico geral e especialista em Otorrinolaringologia, Jayson Peixoto Machado, a vacina é fabricada para combater um tipo de vírus da gripe. Ressalta que o medicamento é eficaz e já foi comprovado em estudos científicos:


Jayson Peixoto Machado
gripejaysonpeixotomachado1

O especialista explica que os pesquisadores da microbiologia analisam cuidadosamente as mutações genéticas dos diversos vírus que provocam a gripe. Após esses levantamentos que a vacina é produzida e distribuída:

Jayson Peixoto Machado
gripejaysonpeixotomachado2

Ele afirma que não existe a chamada gripe alérgica, mas é comum a rinite alérgica. A doença geralmente é provocada por alergias a poeira doméstica e ácaros. Já a gripe ocorre através do vírus influenza:

Jayson Peixoto Machado
gripejaysonpeixotomachado3

O médico também explicou a diferença entre gripe e resfriado. Segundo ele o resfriado leva a pessoa a ter obstrução nasal, mal estar, perda de apetite, coriza, e dura pouco tempo. Porém, no caso da gripe os sintomas são mais graves e podem levar a uma pneumonia:

Jayson Peixoto Machado
gripejaysonpeixotomachado4

Até o dia 9 de junho continua valendo a recomendação para a vacinação de idosos (acima de 60 anos), gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), crianças entre seis meses e menos de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, povos indígenas aldeados, população privada de liberdade, além dos doentes crônicos, como pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão, dentre outros grupos.

Gripe
A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm