Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Assinado termo de cooperação para recuperar mananciais em Florestal e mais 13 municípios


A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), com participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), assinou, com 14 prefeituras mineiras, em Belo Horizonte, um Termo de Cooperação Técnica. O documento vai possibilitar o desenvolvimento das ações previstas nos Programas Pró-Mananciais e Cultivando Água Boa, para a adequação de estradas vicinais, construção de bacias de contenção de água de chuva e conservação de solo e água.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O documento foi assinado com os municípios de Campanha, Campos Gerais, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Corinto, Curvelo, Florestal, Itaú de Minas, Monte Belo, Morro da Garça, Pedralva, São Sebastião do Paraíso, São Tomé das Letras e Varginha, na presença dos diretores de Operação Norte (DNT), Gilson Queiroz; de Operação Sul (DSL), Frederico Delfino; e de Operação Metropolitana (DMT), Rômulo Perilli.

Copasa/Divulgação

A partir da assinatura do Termo de Cooperação, os recursos destinados pelo programa serão otimizados, reduzindo os custos e potencializando os resultados a serem obtidos. “Essa parceria permitirá a implementação dos planos de recuperação ambiental das bacias hidrográficas e das áreas de recargas que contribuem com os sistemas de abastecimento de água”, ressaltou o superintendente de Meio Ambiente da Copasa, Nelson Cunha Guimarães.

De acordo com a presidente Sinara Meireles, a Copasa, juntamente com o Igam, a Emater-MG e a Agência Reguladora de Servicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae), tem trabalhado para a preservação das áreas de recarga de mananciais e das bacias hidrográficas.

“A assinatura desses convênios faz parte de um conjunto de ações que irão permitir, a partir do envolvimento da comunidade local e das prefeituras, a possibilidade de arraigar o conhecimento da situação dessas áreas, trazendo para o cotidiano das pessoas e instituições práticas que possam ser complementares e adequadas do ponto de vista ambiental. Apesar de todas as dificuldades, estamos buscando novos caminhos e estratégias para alcançar esses objetivos, que é a preservação das águas”, afirmou.

O presidente da Emater-MG, Glenio Martins, reforçou a parceria firmada com a Copasa, no intuito de unir os esforços para recuperar, reavaliar e repensar as intervenções no solo, na água e nos ecossistemas.

Para Marília Carvalho de Melo, diretora geral do Igam, essa é uma ação importante. “Temos que nos comprometer em termos capacidade de prover água, não só para o abastecimento público, mas para os múltiplos setores que precisam de água. Essa é uma ação inovadora e a Copasa tem demonstrado essa preocupação não só no ponto de captação, mas também na gestão da bacia hidrográfica, uma visão moderna que integra também nosso programa do Governo do Estado”, comentou Marília.

Para o prefeito de Carmo do Rio Claro, Sebastião Cézar Lemos, esse programa é de fundamental importância para os municípios, porque vai permitir a recuperação das nascentes.

“Sabemos que as dificuldades são grandes. Hoje, com esta iniciativa da Copasa, só temos a ganhar ao cercarmos as nascentes do nosso município. O programa chegou numa hora muito boa e nós, prefeitos, temos que abraçar a causa e estarmos dispostos a valorizar e apoiar este convênio” avaliou.

O prefeito de Campos Gerais, José Eugênio da Silva, reforçou: “Se não conseguirmos recuperar as nossas nascentes, daqui alguns anos não vamos ter água para beber. Por isso, é necessário que todos se conscientizem. O Pró-Mananciais é um programa muito interessante que eu abracei e vou continuar abraçando, fazendo o que for preciso para levá-lo adiante”.

O diretor geral da Arsae, Gustavo Cardoso, ausentou-se da cerimônia devido a problemas de última hora, mas compareceu à Copasa a tempo de assinar como testemunha vários dos convênios, demonstrando a importância que a agência tem dado ao Programa Pró-Mananciais.

Pró-Mananciais
O programa, assim como o Cultivando Água Boa, tem em sua concepção a cultura de sustentabilidade, as ações de sensibilização, de mobilização e de educação ambiental, o estímulo à mudança de hábitos e costumes, a ética do cuidado, a construção coletiva do sentimento de pertencimento à microbacia hidrográfica e a responsabilidade compartilhada.

Além disso, integra o compromisso da Copasa com a responsabilidade socioambiental do desenvolvimento sustentável, trazendo em seu nome a ideia da prevenção, do antecipar ações no cuidado, na proteção e recuperação das águas desde a sua nascente, indo além de cumprir as obrigações legais.

O Pró-Mananciais é uma ferramenta que contribuirá na recuperação e manutenção dos mananciais e no aprimoramento da relação com as comunidades onde a Copasa presta serviço. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm