Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Período de férias abre oportunidades para a prática de esportes na RMBH

O projeto verão já começou para muitos, mas há quem alegue não ter tempo e/ou dinheiro para aderir à vida saudável com a prática de esportes. Por isso, a Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais (Seesp) mapeou algumas oportunidades que poderão ser aproveitadas em dezembro e janeiro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“A ideia é despertar o interesse das pessoas para o exercício durante as férias e, assim, mostrar que é possível levar o esporte para a rotina do ano inteiro”, explica o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi.

Com a economia retraída muita gente vai optar por não viajar o que, na visão do secretário, “abre a oportunidade para a população conhecer espaços de lazer em sua própria cidade”.

Muitos programas da Seesp fomentam atividades gratuitas durante todo o ano, como por exemplo, os projetos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte — aprovados em editais anuais do mecanismo e que são financiados por empresas a partir da dedução fiscal do ICMS por parte do governo do estado.

Diversos projetos terão um cronograma especial para atender os contemplados durante o recesso escolar. Em Vespasiano, no Território Metropolitano, o Instituto Interação, por meio do “Oficinas Esportivas”, promoverá treinamentos especiais de futebol para cerca de 150 crianças e adolescentes, entre oito e 15 anos, durante as férias.

Eles serão comandados pelos técnicos Vandinho e Palhinha, ambos ex-jogadores, que se destacaram por América/MG e Cruzeiro, respectivamente. Os jovens serão divididos em seis turmas de 25 alunos, de acordo com a faixa etária.

Já em Andradas, no Território Sul, a prefeitura local desenvolve o projeto “Viver Bem em Movimento”, que oferece atividades de alongamento, ginástica localizada, dança, circuito funcional e aeróbico, no Poliesportivo Risoleta Tolentino Neves (Rua Joaquim de Sousa Bastos, s/n° – Vila Graziani), enquanto os treinos de hidroginástica e natação ocorrem no Clube Olímpico (Rua João Fernandes Lobo, n°208 – Vila Buzato).

As modalidades são oferecidas de segunda a quinta-feira, das 7h às 19h, e às sextas-feiras, das 7h às 16h, e são destinadas à população acima dos 40 anos, com ênfase nos idosos.

Para se inscrever, é preciso comparecer à secretaria do poliesportivo, no horário comercial dos dias úteis. Lá, é necessário que o interessado apresente um atestado médico que comprove sua aptidão para a prática de exercícios físicos, juntamente ao comprovante de residência e à cópia dos documentos pessoais.

Além disso, antes do início, a coordenação organiza uma análise física, para que possam ser definidas as atividades mais apropriadas ao perfil do contemplado. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Andradas pelo telefone: (35) 3731-6798 e/ou pelo e-mail viverbememmovimento@yahoo.com.

Segundo a educadora física Denise Hallak, servidora da Seesp , exercícios físicos durante a terceira idade contribuem para uma melhor qualidade de vida. “As práticas corporais podem ajudar os idosos a ficarem independentes por um período de tempo mais longo, além de reduzir o risco de quedas. Ajuda também na socialização e no combate a depressão, além de constituir uma ferramenta relevante para prevenir déficits de equilíbrio”, ressalta.

Quem também tem programação de férias é a Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira, que coordena o projeto Conexão Esportiva, em Santa Rita do Sapucaí, no Território Sul. Os professores Eduardo Ribeiro, André Detsa e Ana Paula Oliveira têm realizado dinâmicas na piscina da fundação, localizada na Avenida Sinhá Moreira, nº 350. Elas são voltadas a alunos entre seis e 14 anos, que praticam, além da natação, as modalidades futebol, handebol, basquete, futsal, atletismo, voleibol e futebol americano.

Inaugurada no começo do ano, a iniciativa ainda possui inscrições abertas, que podem ser feitas na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). Para isso, os responsáveis devem preencher os formulários e apresentar cópia do documento de identificação do aluno, comprovante de residência e atestado médico de aptidão para prática de atividade física. Os contatos da escola à disposição dos interessados são (35)3473-3600 e conexaoesportiva@etefmc.com.br.

Clique aqui para conhecer outros projetos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais.

Academias ao ar livre
Estimular a população para se movimentar em espaços democráticos e aberto a todos, esse é o objetivo das Academias ao Ar Livre. Módulos com diversos aparelhos estão em instalação em todo território mineiro por meio de convênios e termos de doação da Seesp e prefeituras. Em 2016, 650 conjuntos de equipamentos foram doados a 425 cidades.

Em Cambuí, no Território Sul, a população pode se exercitar em duas academias: na Praça da Assembleia, no Centro, e no Campo do Asilo, na Rua Felipe dos Santos, também na região central da cidade. “Essa é uma oportunidade para aumentar a socialização das pessoas e contribui com o bom uso dos espaços públicos”, salienta Sapi.

Já em Brás Pires, no Território Mata, a prefeitura oferece atividades nas academias instaladas no distrito de Ribeirão de Santo Antônio, instalada em 2016; e na Praça de Esportes, no Centro, instalada em 2015. Cerca de 30 pessoas a partir dos 25 anos de idade participam de exercícios ministrados às terças e quintas-feiras das 7 às 9h.

O educador físico Samuel Souza, diretor de Incentivo ao Esporte de Rendimento da SEESP, alerta que é muito importante passar por uma avaliação médica antes de se iniciar qualquer atividade física, mas, observa que o respeito aos próprios limites é a principal ação preventiva para quem não quer ficar parado nas férias.

Ele indica que seja feito um aquecimento de cerca de 10 minutos antes do exercício. “É importantes para a comunicação do sistema muscular com o sistema nervoso e, por isso, o rendimento fisiológico da pessoa melhora muito”, contou. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm