Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Tribalistas retornam e projetam turnê do trio

Divulgação

Não está confirmado, mas o segundo volume do álbum dos Tribalistas, lançado recentemente pela Universal Music, deve gerar a tão aguardada turnê do trio. A previsão é que isso ocorra no início do ano que vem. A ‘aventura musical’ (como diz o crítico Nelson Motta) protagonizada por Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes começou em 2002, com o lançamento do disco antológico que rendeu hits como Já sei namorar e Velha infância e vendeu mais de três milhões de cópias no Brasil e exterior. No entanto, à época os artistas apenas fizeram um pocket-show do projeto em Paris e uma rápida performance na cerimônia do Latin GRAMMY em Miami (ambos em 2003). Ou seja, a aventura ficou restrita ao CD e ao DVD – as plataformas digitais tinham pouca importância naquela época.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Agora, num momento em que há muitas tours pelo país juntando dois ou mais nomes, a expectativa é que o público possa finalmente ver o trio tocando os sucessos do primeiro e do segundo volumes do projeto. “Não temos muitos planos, não…(de sair em turnê). Temos muitos sonhos. Muitos sonhos, poucos prazos e poucos planos! Vamos ver…”, desconversa Marisa Monte sobre o assunto. “A gente se (re) encontrou em novembro do ano passado no palco. Eu fui fazer show em Salvador e o Arnaldo e o Brown apareceram pra dar uma canja. E foi lindo! Quando rolou, foi surpresa total, ninguém sabia! E quando os dois chegaram, parecia um gol do Brasil, final de Copa do Mundo… ‘”, continua a cantora.

O novo álbum, aliás, saiu primeiro nas plataformas digitais e agora é promovido em CD e DVD. São ao todo 10 músicas, todas inéditas e autorais, três delas em parceria com outros compositores. Marisa fala da concepção do projeto: “nada foi planejado. Moramos em cidades diferentes, só que de vez em quando conseguimos nos encontrar, às vezes em dupla, às vezes os três. E quando acontece o encontro, todos levam as suas ‘coisas’ já começadas e as músicas e letras vão surgindo. Mas não estávamos pensando exatamente em fazer um disco. Estávamos em férias criativas, que pra gente é algo sempre revigorante, refrescante, gostoso. Além de curtir uma praia, e estar com os amigos, fazemos músicas. E conseguimos nos encontrar os três, por dois períodos, no ano passado. Foram duas fugas pra Bahia, de quatro, cinco dias, e aí, nessas situações, as músicas surgem com facilidade: duas, três, todo dia!”, explica.

O primeiro single do álbum, Diáspora, fala sobre o drama dos refugiados. “Os assuntos foram vindo e a gente se juntou pra compor. A criação foi espontânea, muito natural”, explica Arnaldo. “Tem uma canção que fala do trabalho (Trabalivre), outra que aborda a escassez da água nos dias atuais (Baião do mundo), outra sobre as ocupações das escolas (Lutar e vencer)…. E é engraçado como a música dos Tribalistas tem uma personalidade própria. Eu não faria nada parecido no meu trabalho solo, nem Marisa, nem Carlinhos. Tem uma cara, uma linguagem ali que a gente mesmo se surpreende quando ouve o que gravou”, afirma.

Se por um lado há músicas com temas atuais, há outras descompromissadas. É o caso de Os peixinhos (parceria dos três com a portuguesa Carminho, que participa da gravação). “O repertório é abrangente. Foca nos assuntos coletivos, nas coisas que a gente está vivendo no dia a dia, e aparecem como um reflexo natural ali nas músicas. São as canções que falam desses temas mais políticos, mais cotidianos, do momento. Tem o lado mais existencial, presente em Ânima, e mais profundo, mais individual e reflexivo, caso de Fora da memória. E ainda um terceiro lado, o campo amoroso, que aparece em Aliança e Feliz e saudável. Um campo que é uma questão na vida de todo mundo, que é coletivo também mas fica no meio do caminho entre o coletivo e o individual. Eu acho que tem um pouco esses três polos”, explica Marisa.

Segundo os artistas, as reuniões a três geraram na verdade 20 novas canções. As dez que ficaram de fora serão aproveitadas pelos artistas nos seus projetos solo. Com Portal Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm