Condutores de cinquentinhas têm até 1º de novembro para tirar CNH ou ACC

ciclomotor_cinquentinha1
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) adiou para o dia 1º de novembro de 2016 a exigência de habilitação para dirigir ciclomotores, ou seja, motocicletas com potência abaixo de 50 cilindradas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

As chamadas cinquentinhas se transformaram em uma verdadeira febre, principalmente entre adolescentes. Porém, os veículos estavam sem uma regulamentação específica para garantir a ordem no trânsito.

Para isso foi feita uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A medida acabou com a polêmica discussão em torno do assunto e agora os condutores deverão ser adequar às normas.

Marcus Vinícius de Oliveira, proprietário da Auto Escola Nacional, explica o processo de habilitação para a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e a Categoria A é o mesmo. Por isso ele recomenda o investimento na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Categoria A para conduzir qualquer veículo de duas rodas:

marcus_vinicius_oliveira241016
Marcus Vinícius de Oliveira
cinquentinhamarcusviniciuso1

O empresário informa que o primeiro passo a ser dado pelo candidato a habilitação é procurar a autoescola e marcar o psicotécnico. Após a aprovação no exame são iniciadas as aulas de legislação:

Marcus Vinícius de Oliveira
cinquentinhamarcusviniciuso2

Ele ressalta que a condução de motocicletas envolve um risco muito grande. As estatísticas mostram que grande parte dos acidentes de trânsito envolve motociclistas e os danos causados são muito grandes:

Marcus Vinícius de Oliveira
cinquentinhamarcusviniciuso3

Também entrará em vigor na mesma data o aumento do valor das multas. A penalidade por conduzir cinquentinhas sem habilitação passará de R$ 574,62 (valor que seria cobrado atualmente) para R$ 880,41.

Além disso, a infração prevê retenção do veículo. O emplacamento dos ciclomotores já é obrigatório por isso todos os proprietários devem procurar a Delegacia de Trânsito para fazer o licenciamento dos veículos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!