Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Erika Ender lança disco no Brasil

Filha de mãe baiana e pai panamenho-americano, Erika Ender, 42 anos, cresceu no país da América Central e há 20 anos mudou-se para Miami, nos Estados Unidos. Fala português fluentemente e viaja ao Brasil todos os anos, principalmente para rever amigos e parentes. Mas agora a cantora e compositora, que tem no currículo trabalhos na TV como atriz e apresentadora, deve tornar-se uma visitante frequente ao nosso país. Está compondo por encomenda para artistas renomados como Simone & Simaria, Gusttavo Lima e Luan Santana e neste mês lançará um álbum no mercado brasileiro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Tudo graças ao megahit Despacito, gravado por Luis Fonsi e Daddy Yankee – e regravado por ninguém menos que Justin Bieber. Erika é autora da música ao lado de Fonsi. “Somos amigos há dez anos, já fizemos várias músicas juntos”, explica. “No fim do ano passado, quando começou a montar o repertório de seu novo disco, Fonsi me ligou para criarmos algo – e eu fui até sua casa em Miami. Ele já tinha a ideia da canção, pensava num refrão que explorasse a palavra despacito… Sentamos, começamos do zero, fomos alinhando os versos e menos de quatro horas depois a canção estava pronta. O resultado final ficou muito bom, embora naquele momento ela tivesse uma levada mais ‘despacita’ (lenta). No estúdio, a música cresceu muito e ganhou força, principalmente depois da chegada do Daddy Yankee. Estourou na América Latina e depois foi conquistando os outros continentes, por conta do remix que tem a participação do Justin Bieber”, explica Erika.

Hitmaker consagrada, autora de centenas de músicas, gravadas por artistas como Elvis Crespo, Chayanne, Ednita Nazario, Victor Manuele, Gloria Trevi, Gilberto Santa Rosa, Jaci Velasquez, Alejandro Montagner e Leonardo (Quero acender seu fogo), Erika se surpreendeu com o “furacão” em que se transformou Despacito, não por acaso a primeira música em espanhol a atingir o topo do prestigiado Hot 100 da Billboard desde Macarena, do grupo Los Del Rio (1996).

Empresariada no país por Mário Portela, da MP Entretenimento, Erika Ender esteve no Brasil entre o final de maio e início de junho para entrevistas, participação em programas de TV e para alinhar o lançamento de um álbum por aqui. “Vamos colocar no mercado um ‘Best of’ que se chamará O melhor de Erika Ender. Ela gravou composições suas que foram sucesso com outros artistas, incluindo Despacito, que abrirá o álbum. A maioria do repertório é em espanhol. Mas terá uma canção em inglês, The purest of pain, e uma versão português/espanhol para Candela/Quero acender seu fogo, que será nosso próximo single no Brasil”, explica Portela. Despacito, na voz de Erika, já toca espontâneamente nas rádios JB FM e SulAmérica Paradiso FM, ambas do Rio de Janeiro, e breve conquistará outras rádios adultas do país”.

Conexões com o coração
Durante sua estada de uma semana no Brasil, Erika acabou fazendo contato com artistas interessados em composições suas para seus próximos trabalhos. “Representantes do Gusttavo Lima e do Luan Santana falaram comigo. A Simaria, da dupla com Simone, também me ligou pedindo canções”, diz ela, afirmando que gosta de “estudar” o intérprete quando vai compor sob encomenda. “Vejo o registro vocal do artista, a forma como ele se expressa, o momento que ele está vivendo. Escrevo então sob medida. Outras vezes estou dirigindo ou escovando os dentes e vem uma ideia. Também procuro conexões com o coração das pessoas. Sei que qualquer música pode ser parte da trilha sonora da vida delas, pode ajudá-las a se comunicar em momentos tristes ou felizes”.

Erika conhece bem a música brasileira. Diz ter crescido ouvindo Caetano Veloso, Gilberto Gil e Robertos Carlos, ídolos de sua mãe. Sobre os artistas nacionais atuais, ela elogia bastante o trabalho de Ivete Sangalo, Marisa Monte, Maria Rita e Anitta. “Conheci a Anitta em Las Vegas, há pouco mais de dois anos, numa cerimônia do Latin GRAMMY. Ela tem tudo pra ganhar o mundo. É disciplinada, talentosa e gosta de sair da zona de conforto. Anitta me disse naquele dia: quero aprender espanhol. E estou vendo que, com o passar do tempo, ela está se aperfeiçoando tanto neste idioma como no inglês e está crescendo artisticamente a cada trabalho internacional. Quando se tem visão e se trabalha pelo que se quer, as portas se abrem”,avalia.

Em paralelo às ações no mercado brasileiro, Erika Ender promove nos países latinos seu quinto álbum como cantora, Tatuajes. “Não tenho nenhuma tatuagem na pele, mas a alma está cheia delas, por conta das experiências que já vivi… Trata-se de um disco minimalista, tem nove faixas, todas escritas por mim (às vezes com parceiros). São sete inéditas mais as regravações de Ataúd (presente no disco da banda mexicana Tigres del Norte, ganhador do Latin GRAMMY em 2016) e de Despacito, em versão mais lenta.” Com Portal Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm